Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade, recomendar conteúdo de seu interesse e otimizar o conteúdo do site. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Confira nossas Políticas de Privacidade e Termos de Uso, clique aqui.

O jornal que todo mundo lê
Publicidade
Saúde
11/07/2018 - 11h02
A campanha de vacinação contra a poliomielite e sarampo será realizada em agosto
As doenças têm gerado preocupação devido a não vacinação das crianças
Foto Agência Brasil

Por Maria Gabriela Rabelo com informações de Difusora, Agência Brasil, Minha Vida

A campanha de vacinação contra a poliomielite e sarampo será realizada do dia 6 a 24 de agosto, para crianças de um a cinco anos.  De acordo com a programação o dia D (quando todas as unidades estão disponíveis para receber as crianças) será no dia 18 de agosto.

A poliomielite é uma doença que tem preocupado o Ministério da Saúde, há mais de 300 municípios com coberturas vacinais críticas, devido à desatenção dos pais com relação à vacinação de seus filhos. Assim como o sarampo, há muito tempo não eram identificados casos no Brasil, mas se não houver uma conscientização esse quadro poderá mudar nos próximos anos.

Poliomielite


A poliomielite, ou paralisia infantil, é uma doença viral que pode atingir os nervos e levar a paralisia parcial ou total.

A doença é altamente transmissível podendo acontecer de pessoa para pessoa ou ocorrer até mesmo pelo ar. Outras formas de contágio são pelo contato com catarro, muco ou fezes de pessoas infectadas.

A única maneira de prevenção é a vacinação, todas as crianças menores de 5 anos devem ser imunizadas.

Sarampo

O sarampo também é uma doença infectocontagiosa, causada pelo vírus Morbillivirus. É transmitido por meio de secreções mucosas de pessoas doentes para outras não-imunizadas.

A vacinação é o meio mais eficaz de prevenção, duas doses da vacina (tetraviral ou tríplice viral) são recomendadas para garantir a imunização. Devido as campanhas realizadas no Brasil, a doença não é tão comum e chegou quase a ser extinta durante alguns anos.




Publicidade

no Facebook