Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade, recomendar conteúdo de seu interesse e otimizar o conteúdo do site. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Confira nossas Políticas de Privacidade e Termos de Uso, clique aqui.

O jornal que todo mundo lê
Publicidade
Economia
19/02/2018 - 14h33
BC divulga prévia do PIB de 2017 com crescimento de 1,04%
Resultado é o primeiro positivo depois de dois anos de queda

Por Raphael Costa, repórter Agência do Rádio Mais com informações Agência Brasil


Depois de dois anos de quedas, o nível de atividade econômica no Brasil voltou a crescer com um índice de 1,04% em 2017 no comparativo com o ano anterior. O dado foi apresentado nesta segunda-feira (19) pelo Banco Central, que divulgou o Índice de Atividade Econômica (IBC-Br).

Esse é o primeiro resultado positivo em três anos. Em 2015, o índice apresentou uma queda de 3,8% e, no ano seguinte, a marca ficou em 3,6%. A sequência foi a pior da série histórica.

O indicador foi criado pelo BC para tentar antecipar, por aproximação, a evolução da atividade econômica. Mas o indicador oficial é o Produto Interno Bruto (PIB), calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que será divulgado em março.

A diferença entre o cálculo feito pelo Banco Central é que ele inclui as estimativas para a indústria, setor de serviços, agropecuária e impostos.

O IBC-Br é uma forma de avaliar a evolução da atividade econômica brasileira e ajuda o Banco Central a tomar decisões sobre a taxa básica de juros, a Selic. O índice inclui informações sobre o nível de atividade dos três setores da economia: indústria, comércio e serviços e agropecuária, além do volume de impostos.


Publicidade

no Facebook