Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade, recomendar conteúdo de seu interesse e otimizar o conteúdo do site. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Confira nossas Políticas de Privacidade e Termos de Uso, clique aqui.

O jornal que todo mundo lê
Publicidade
Agronegócio
27/07/2018 - 12h07
Expocaccer amplia grupos de certificação Rainforest Alliance
Cooperados tiveram suas propriedades certificadas após processos de avaliação criteriosos
Cooperados do GRAE II, equipe do Departamento de Sustentabilidade e auditores celebraram conquista de certificação. Foto: Comunicação Expocaccer.

Por Comunicação Expocaccer


No mês de julho a Expocaccer auxiliou um grupo de oito produtores cooperados na criação do GRAE II (Grupo Rainforest Alliance Expocaccer), o segundo grupo de certificação com este selo.

A equipe do Departamento de Sustentabilidade ofereceu todo o suporte e orientações necessárias para que os cooperados pudessem lidar, da melhor maneira possível, com os critérios exigidos pela Certificação Rainforest Alliance, um sistema de gestão sustentável.

Em apenas um mês de trabalho e dedicação, todas as exigências foram cumpridas e os produtores já podem usufruir os benefícios trazidos pela certificação.

Além de oferecer café certificado para atender a demanda do mercado, as propriedades contam com benefícios advindos da certificação. Tais como, melhoria da organização estrutural e documental, e também do Departamento de Sustentabilidade, como assessoria para o acompanhamento e cumprimento das leis ambientais e trabalhistas, oportunidades de negócios, alcance de mercados diferenciados, treinamento e palestras para auxiliar na manutenção da certificação, e desenvolvimento de projetos sociais e ambientais.

A certificação via grupo traz benefícios, como a redução de alguns custos, entretanto, não torna o processo menos dificultoso. Todos os produtores precisam adequar suas propriedades para estar dentro dos mais de 100 critérios exigidos, que avaliam todos os processos e estruturas envolvidas na cadeia produtiva do café pela auditoria de certificação que acontece todos os anos.

E, apesar de estarem diante de tantos desafios, os produtores se dedicaram e puderam ver os resultados dessa certificação em tempo recorde como conta a coordenadora do Departamento de Sustentabilidade, Natália Leão.

“Neste último mês de intensas mudanças e melhorias nas fazendas de nosso novo grupo, pudemos perceber como o trabalho no campo é gratificante, principalmente quando se trata de uma cultura tão bela como o café. Foi um mês intenso, porém recebemos o melhor resultado, que já era esperado devido ao trabalho, esforço e tempo dedicados às reformas e à auditoria, nosso grupo foi aprovado com cumprimento de 100% dos critérios críticos e 88,5% dos critérios de nível C. Gostaríamos de parabenizar cada um de nossos cooperados integrantes do GRAE II, e todos os seus colaboradores, e agradecer a receptividade e transparência em cada uma de suas fazendas”, completa Natália.

De acordo com Luciano Carneiro, um dos membros do GRAE II, “os desafios para conseguir a certificação foram enormes, mas poder ver os resultados em tão pouco tempo é extremamente gratificante. Os funcionários da fazenda se adequaram muito bem às mudanças, as condições de trabalho melhoraram e a satisfação de todos é nítida. Além disso, a organização da propriedade e a preservação do meio ambiente era algo que sempre sonhamos em ter, e agora, com a certificação, foi possível implantar”.

Ele ainda completa que “sem a ajuda da Expocaccer e do Departamento de Sustentabilidade, todo o processo seria ainda mais difícil e não teríamos conseguido cumprir com as exigências em tão pouco tempo. Eles tiveram papel fundamental nessa conquista”, conclui.



Publicidade

no Facebook