O jornal que todo mundo lê
Publicidade
Saúde
30/05/2018 - 14h41
Gripe Canina

Por Dra Raquel Fontes/ Clínica Veterinária Fauna


Assim como os humanos, os cães também ficam gripados. Seres humanos não pegam gripe dos cães, porém um cão pode passar para outro. A gripe canina é uma doença respiratória contagiosa em cães.
Gripe canina é causada pelo vírus da gripe canina, conhecida como H3N8. É um tipo específico de vírus Influenza que causa a doença em cães, mas não em seres humanos.

É transmitida através do vírus no ar de secreções respiratórias, como a gripe humana é transmitida entre as pessoas. Aproximadamente 20-25% dos cães expostos será infectado, mas não mostram sinais da doença, mesmo que eles sejam capazes de propagar o vírus.

Em 80% dos cães infectados que desenvolvem gripe canina, os sinais são leves e podem incluir tosse persistente, espirros, coriza e febre. Estes sinais podem ser muito semelhantes às de “tosse do canil”. Podem desenvolver pneumonia, dificuldade para respirar e até sangramento nos pulmões.

Geralmente começam a mostrar sinais de doença de 2 a 4 dias após terem sido expostos ao vírus da gripe canina. Hoje existe no mercado vacina específica contra a gripe canina, sendo iniciada no cão ainda filhote e reforço anuais na fase adulta.

Caso seu animal de estimação manifeste sintomas semelhantes os descritos acima, procure orientação do profissional médico veterinário a fim de que seja encaminhado para avaliação e conduta de prevenção e tratamento, proporcionando a saúde e bem estar do seu melhor amigo.



Confira Também


Publicidade

no Facebook