Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade, recomendar conteúdo de seu interesse e otimizar o conteúdo do site. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Confira nossas Políticas de Privacidade e Termos de Uso, clique aqui.

O jornal que todo mundo lê
Publicidade
Agronegócio
17/07/2017 - 16h56
Indução natural de resistência favorece produção de café no inverno
Colheita e variações de temperatura reduzem imunidade da planta nesta estação
Foto: Arquivo Gazeta.

Por Camila Castro/ Centro de Comunicação


Durante os meses de inverno, as lavouras de café do país estão expostas a diversos fatores que podem dificultar o seu desenvolvimento. As altas variações de temperatura, com dias quentes e noites frias, e a fase de finalização do enchimento dos frutos do pé, que exige o deslocamento de nutrientes para essa área, debilitam a planta. Para amenizar estes impactos da época do ano, é essencial que o produtor inicie os cuidados no momento da pré-colheita.

"É importante que antes da entrada do inverno ou durante estes meses, seja trabalhada a indução de resistência nessa lavoura. Assim, estaremos estimulando a planta a aumentar as suas defesas naturais. Dessa forma, o cultivo responde de maneira mais forte às situações adversas desta estação", explica o engenheiro agrônomo Marcus Agnolo, gerente técnico especializado em café da Alltech Crop Science.

No município de Campo do Meio (MG), o produtor de café Jhonnathans Miarelli utiliza, há dois anos, soluções naturais à base de leveduras com o objetivo de diminuir os impactos do inverno, em sua propriedade, e afirma que tem notado resultados positivos. "A planta apresentou um vigor maior. A resposta foi positiva em produção e na formação das lavouras", conta o agricultor.

Segundo Agnolo, a aplicação de leveduras contribui para o processo natural de indução de resistência, estimulando os mecanismos naturais de defesa da planta. Além disso, o agrônomo destaca a utilização do Cobre, que beneficia a nutrição do vegetal. "Este elemento é importante pois contribui para o vigor e desenvolvimento mais equilibrado do cultivo. Assim, é possível responder melhor aos estresses fisiológicos gerados nessa estação", complementa.

O especialista ressalta que este tratamento preventivo impacta diretamente na produtividade. "Ele contribui para a manutenção dos ramos laterais, que são os responsáveis pela produtividade na próxima safra. O café possui quatro floradas no ano (setembro, outubro, novembro e dezembro), sendo as duas primeiras as mais fortes. Então, se nós perdermos ramos, menor será a área para o desenvolvimento das flores e, consequentemente, a diminuição da produtividade", finaliza.



Publicidade

no Facebook