O jornal que todo mundo lê
oi
Publicidade
Educação
08/10/2018 - 11h06
Locais das provas do Enem serão divulgados dia 22 de outubro
5,5 milhões de estudantes farão a prova e os locais podem ser consultados na Página do Participante
Foto: Agência Brasil.

Com informações Agência Brasil


O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) em nota publicada na última quarta-feira (3) anunciou que os locais das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) possuem previsão de divulgação no próximo dia 22.

Os candidatos poderão acessar os locais através da Página do Participante e após verificarem, a recomendação do Inep é de que os estudantes conheçam os locais antecipadamente, para traçar o caminho a ser percorrido e já familiarizarem com a rota, evitando imprevistos no dia.

Na reta final para o exame, que será aplicado nos dias 4 e 11 de novembro, o Inep informa que os estudantes devem ficar atentos e acompanhar as divulgações do instituto, seja pelo site oficial, seja pelo Facebook ou Instagram.


Estudantes

Neste ano, 5,5 milhões de estudantes em todo o país farão o Enem, o que significa imprimir 11 milhões de cadernos de questões. Na semana passada o Inep começou a enviar as provas para as 27 unidades da federação, até então, elas estavam armazenadas em um batalhão do Exército Brasileiro do estado de São Paulo.

A operação envolve Ministério da Educação (MEC), Ministério da Defesa, Inep e a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT).

As provas seguem para pontos de armazenagem no interior do país. Só no dia das provas, 4 e 11 de novembro, as provas serão enviadas para os 1.725 municípios  de aplicação, sempre com escolta policial e rastreamento via satélite.


Dicas

Desde a semana passada está disponível a Cartilha da Redação, em versão em PDF, para ouvintes, e em vídeo em Língua Brasileiras de Sinais (Libras), para surdos e deficientes auditivos.

A Cartilha detalha todas as competências avaliadas e explica quais critérios serão utilizados nas correções dos textos. Nela estão também redações que obtiveram pontuação máxima no Enem 2017, com comentários.

Segundo o Inep, a ideia é apresentar exemplos positivos que contemplaram todos os critérios máximos de correção pelos diferentes corretores.

Na página do Inep é possível ainda acessar todas as edições anteriores do Enem e os respectivos gabaritos. Está disponível também uma página com respostas às dúvidas mais frequentes sobre o Enem.


Horário de Verão

Em razão aos primeiro e segundo turnos das eleições deste ano, o horário de verão havia sido adiado para o dia 4 de novembro, no entanto, a data coincidia com o primeiro fim de semana do Enem, o que fez com que o Ministério da Educação solicitasse à Presidência da República a alteração do dia.

Menos de um mês para as provas, o governo federal adiou novamente o horário de verão, desta vez para o dia 18 de novembro. Nas redes sociais, o ministro da Educação, Rossieli Soares da Silva, comemorou a mudança.

“Candidatos terão mais tranquilidade para fazer as provas! Caso o horário de verão iniciasse no primeiro dia de provas do Enem, como estava previsto, muito provavelmente acarretaria prejuízos aos participantes”, afirmou.

A data final para o horário de verão foi mantida para o terceiro domingo de fevereiro de 2019.

No início do horário de verão, os relógios devem ser adiantados em uma hora. O horário é adotado nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e o Distrito Federal.



Confira Também


Publicidade

no Facebook