Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade, recomendar conteúdo de seu interesse e otimizar o conteúdo do site. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Confira nossas Políticas de Privacidade e Termos de Uso, clique aqui.

O jornal que todo mundo lê
Publicidade
Agronegócio
19/01/2018 - 14h26
Produtividade média da cafeicultura brasileira em 2018 deverá ser a maior já registrada
Primeira estimativa indica que deve ter produção de 54,44 a 58,51 milhões de sacas de 60kg

Por Jamilsen Santos e Adriana Macedo/ Consórcio Pesquisa Café


Os Cafés do Brasil têm produtividade estimada de 28,41 a 30,54 sacas por hectare para este ano de 2018, desempenho que representa um novo recorde histórico das lavouras de café. Até então a maior produtividade verificada no País havia sido 26,33 sacas por hectare, registrada em 2016. O volume de produção de café esperado para 2018 varia de 54,44 a 58,51 milhões de sacas de 60kg, tendo como ponto médio da estimativa a produção de 56,48 milhões de sacas, sendo 43,15 milhões de sacas de café arábica e 13,33 milhões de sacas de café conilon. A área em produção neste ano se manteve praticamente estável, com aproximadamente 1,9 milhão de hectares.

Esses dados da cafeicultura nacional foram divulgados pela Companhia Nacional de Abastecimento – Conab no 1° Levantamento da Safra de Café de 2018 que também está disponível na íntegra no Observatório do Café, do Consórcio Pesquisa Café, coordenado pela Embrapa Café. Nesse documento, a Conab atribui o crescimento da produção ao “ciclo de alta bienalidade, sobretudo em lavouras da espécie arábica, às condições climáticas favoráveis e ao implemento de novas tecnologias”.

Esse volume de produção de 56,48 milhões de sacas, caso confirmado, será equivalente a aproximadamente 35,5% da produção e consumo mundiais no ano-safra 2017/18, estimados em 158,78 e 157,59, respectivamente, e divulgados em análise anterior do Observatório do Café. Tais dados corroboram o protagonismo do nosso País, que é o maior produtor de café do mundo, e confirmam que de três xícaras de café consumidas no mundo, uma é produzida pelo Brasil.

Para complementar essa análise, vale citar que projeção realizada pelo Conselho dos Exportadores de Café do Brasil – Cecafé, constante do Relatório Mensal – dezembro 2017, aponta que até 2030 o consumo mundial deve aumentar por volta de 30% (ponto médio da projeção) e atingir 204,65 milhões de sacas. Assim, para que o Brasil conserve sua fatia de mercado é necessário que a produção nacional aumente por volta de 16,17 milhões de sacas até 2030, atingindo 72,65 milhões de sacas.

Nesse contexto, para que nosso País mantenha seu protagonismo no setor cafeeiro mundial é necessário adotar estratégias para que nosso café continue competitivo mediante principalmente o aumento da eficiência. Em concordância com argumentação constante do 1° Levantamento da Safra de Café de 2018, mencionada anteriormente, o Dr. Gabriel Bartholo, Chefe Geral da Embrapa Café, considera que “A adoção de boas práticas agrícolas e de gestão pelos cafeicultores tem função imprescindível de promover o aumento de produtividade e redução de custos e, nesse sentido, instituições de pesquisa e assistência técnica do Consórcio Pesquisa Café estão convergindo esforços para disponibilizar novas tecnologias e promover a adoção tecnológica pelo setor”.



Confira Também


Publicidade

no Facebook