O jornal que todo mundo lê
Saúde
11/01/2018 - 12h20
Superintendência Regional de Saúde centraliza estoque de soro antiofídico em Uberlândia
A produção e distribuição de soros antipeçonhentos foram reduzidas no repasse aos estados
Foto: Thiago Mamede.

Por ASCOM PMP


Conforme esclarece o Secretário Municipal de Saúde, Humberto Donizete Ferreira (Bebé), o município de Patrocínio não possui armazenamento de soro antiofídico, e quando necessário o mesmo deve vir de Uberlândia, cidade referência da região de saúde, conforme orientação do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado de Saúde.

De acordo com comunicado enviado pela Diretoria de Vigilância Ambiental da Secretaria de Estado de Saúde a todas as Superintendências Regionais, a produção e distribuição de soros antipeçonhentos foi reduzida em decorrência de vários fatores, como a adequação aos padrões de Boas Práticas de Fabricação exigidas pela Anvisa e problemas no abastecimento de matérias primas, o que ocasionou uma diminuição considerável no repasse aos estados e consequentemente aos municípios.

Por essa razão, foi recomendado à concentração das ampolas desses soros em número reduzido de municípios, a fim de agilizar o envio as unidades solicitantes e um controle de estoque mais eficiente. Sendo o município de Uberlândia a sede do Regional, logo passou a abrigar também o armazenamento dos soros para os demais municípios da região de saúde.



Confira Também


Publicidade

no Facebook