Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade, recomendar conteúdo de seu interesse e otimizar o conteúdo do site. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Confira nossas Políticas de Privacidade e Termos de Uso, clique aqui.

O jornal que todo mundo lê
Publicidade
Colunas
15/09/2020 - 10h53
A Postura que devemos ter – 30 - À Mesa III

Por Brígida Borges


À Mesa III – Como se portar numa mesa de refeições? As regras gerais de Etiqueta à mesa são universais e devem ser aplicadas habitualmente. Se temos alguma dúvida ou não sabemos como se portar, observemos quem sabe.

1.    A clássica dica de “comece a usar os talheres de fora para dentro” é realmente válida.

2.    Depois de serem colocados em uso, os talheres não devem mais ser encostados na mesa, apenas apoiados dentro do prato.

3.    De forma alguma gesticule com os talheres em mãos. Sempre que for falar, coloque-os apoiados no prato.

4.    No restaurante, para sinalizar ao garçom que você está satisfeito/a, coloque o garfo e a faca alinhados no prato. Para um entendimento mais claro, eles devem seguir as posições do ponteiro do relógio quando atinge as 4 ou as 6 horas.

5.    Os talheres que não forem usados continuam na mesa, intocados.

6.    As facas de carne são utilizadas apenas para carnes vermelhas e aves. Os peixes têm a sua faca própria, que normalmente é usada apenas para afastar peles e espinhas que possam aparecer. Omeletes, legumes e outros alimentos devem ser cortados com o garfo.

7.    Massas como espaguetes e talharins não devem ser cortados. Enrole alguns poucos fios no garfo e leve à boca.

8.    Na hora de tomar uma sopa, leve a colher à boca pela lateral. Incline-se um pouco para frente e evite que gotas caiam sobre a sua roupa.

9.   Não se deve sentar à mesa usando trajes de banho, boné, chapéu ou camiseta sem mangas. Mesmo no dia a dia, é uma demonstração de consideração estar apropriadamente trajado.

10.   Outro fator importante, voltamos a frisar, é observar o horário marcado evitando que os demais participantes sejam constrangidos a aguardar a sua chegada para dar início a uma refeição.

11.   O anfitrião ou a anfitriã, é que ocupam as cabeceiras da mesa. Também são eles que designam os lugares a serem ocupados pelos demais participantes.

12.  Os homens podem demonstrar às senhoras presentes, um gesto de simpatia e educação, auxiliando-as a sentar, afastando a cadeira para lhes dar espaço e depois ajudando a encontrar a posição mais cômoda.

13.   A postura correta à mesa é manter-se com a cabeça e tronco ereto, sem excessiva rigidez, porém evitando sentar-se com as costas curvadas, inclinar-se sobre o prato, descansar os pés sobre os joelhos, apoiar os cotovelos na mesa como também inclinar-se para trás.

14.   Todos os procedimentos devem ser feitos de forma natural, sem nenhuma tensão ou stress. Uma refeição junto de outras pessoas deve ser de satisfação e descontração. Evitando-se os excessos, podemos tornar esse momento agradável para todos.

15.  O guardanapo em geral é colocado à esquerda ou sobre o prato. Ao tomar o lugar designado, deve-se posicionar o guardanapo no colo ou (quando de papel) colocá-lo ao lado esquerdo, mantendo-o dobrado.

16.   Manter os lábios e a boca limpos, usando com frequência o guardanapo, principalmente antes usar um copo ou xícara, a fim de não deixar marcas em suas bordas, faz parte dos bons modos à mesa.

17.   O pão colocado no pratinho à esquerda deve ser consumido partindo os pedaços com as mãos e conservando-o sempre no respectivo pratinho. Não se corta o pão com a faca, mesmo que seja um pão especial.

18.   Se houver um courvert, com molhos, manteiga e outros, usa-se o talher que está junto ao prato de pão.

19.  Quando houver consomê ou caldo, usa-se a colher da direita, evitando aspirar ruidosamente o caldo.

20.    Também não se mistura a comida do prato com o garfo. Recolhe-se com o garfo porções dos vários ingredientes, sem misturá-los previamente.

21.    Ao cortar, deve-se evitar que a faca colida com o fundo do prato.

22.  Enquanto comemos, existem algumas atitudes que devem ser auto vigiadas: não posicionar os cotovelos sobre a mesa enquanto comemos, apenas os punhos.

23.   Ao utilizar o garfo e a faca, manter os cotovelos próximo do corpo.

24.   Nas refeições informais e no caso Buffet não há restrição para se repetir um prato, porém, quando estão previstos vários pratos, na ordem própria de uma refeição completa servida à francesa, somente se repete um prato se o garçom oferecer uma segunda vez. Não se pede para repetir qualquer dos pratos, porque em geral um prato completa o precedente, de modo que sua fome não será aplacada com o primeiro deles, mas somente ao fim da refeição, incluída a sobremesa.

25.   O buffet permite à pessoa servir-se várias vezes e até na mesma ordem dos pratos de uma refeição servida à francesa: entradas, massas, carnes e guarnições etc. Não se aperceber disto e encher o prato misturando vários sabores ou exagerar nas porções ou portar um prato transbordando de comida, é deselegante além de colocar-se ao risco de ser observado pelos demais como uma pessoa faminta.

26.   Para levantar-se ou ausentar-se da mesa é necessário se desculpar ou pedir licença, porém sem necessidade de dar grandes explicações, por exemplo, que necessita ir ao banheiro.

27.   Acidentes de deglutição são causas frequentes de engasgo com água, saliva, farinha, bebida alcoólica forte, fragmentos de comida. A espinha de peixe é um problema especial. Assim é preciso assegurar-se de que a porção a ser levada à boca esteja livre de espinhas. Justamente por isso a faca para peixe não tem corte, porque serve para separar.

28.    À mesa não se toca nos cabelos, nem se retoca maquiagem, ainda que a refeição esteja terminada. Qualquer procedimento referente a cuidados com a roupa ou com a maquiagem deve ter lugar no banheiro.

29.   Cabelos presos evitam que caiam sobre o rosto e o prato. Unhas bem ou mal cuidadas são notadas enquanto se segura um talher para comer.

30.    As mulheres devem retirar o excesso de batom com guardanapo descartável para não manchar os copos nem deixar marcas notórias no guardanapo.

31.    Não se chama atenção e não se remove de modo ostensivo qualquer coisa imprópria encontrada no prato, como fios de cabelo, insetos, etc. Coloque o objeto estranho debaixo da borda do prato. Se preferir continuar a refeição, solicite discretamente outro prato sem muitas explicações. Porém se isto lhe tirar o apetite, tente engajar em alguma conversação que possa distrair a atenção do seu gesto e, ao final, pode alegar estar sem apetite e pedir desculpas por deixar boa parte da comida no prato. No caso de estar em um restaurante, use a discrição.



Confira Também


Publicidade

no Facebook