Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade, recomendar conteúdo de seu interesse e otimizar o conteúdo do site. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Confira nossas Políticas de Privacidade e Termos de Uso, clique aqui.

O jornal que todo mundo lê
Publicidade
Empregos
26/07/2018 - 11h03
Abono salarial referente a 2017 já pode ser sacado
Cerca de 23,5 milhões de trabalhadores serão beneficiados
Imagem: Ministério do Trabalho.

Por Agência Brasil


O pagamento do abano salarial do PIS/ Pasep referente ao ano base de 2017 foi iniciado hoje (26) e a estimativa é de que cerca de 23,5 milhões de trabalhadores sejam beneficiados.

De acordo com o calendário de pagamento (confira a tabela ao final da matéria), os nascidos entre julho e dezembro irão receber o recurso ainda este ano, já quem nasceu entre janeiro e junho poderá sacar a quantia no próximo ano.

No entanto, o dinheiro ficará disponível somente até dia 28 de junho de 2019, prazo final para o recebimento. Após esta data o trabalhador poderá retirá-lo somente através dos demais programas do governo, como o Seguro-Desemprego.

O abono salarial é um benefício pago anualmente com recursos provenientes do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), abastecido por depósitos feitos pelos empregadores do país.

Para ter direito ao recurso, o empregado deve ter trabalhado formalmente por pelo menos um mês em 2017 com remuneração de até dois salários mínimos, estar inscrito no PIS/ Pasep há pelo menos cinco anos e seu empregador ter informado corretamente seus dados na Relação Anual de Informações Sociais (Rais).

O valor a ser sacado varia de acordo com tempo em que o trabalhador esteve empregado formalmente. Por exemplo, quem trabalhou em todos os meses de 2017 receberá o valor de um salário mínimo que equivale ao valor cheio, já quem trabalhou somente um mês receberá R$80, o valor mínimo.

Os servidores da iniciativa privada, vinculados ao PIS, sacam o dinheiro na Caixa, para saber se receberá algo pode fazer a consulta pela internet ou no telefone 0800-726-0207.

Já para os funcionários públicos, associados ao Pasep, a referência é o Banco do Brasil, que também pode adquirir informações através da internet ou pelo telefone 0800-729-0001.

Os correntistas terão o benefício creditado em conta no período estabelecido no calendário.


PIS


PASEP





Publicidade

no Facebook