Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade, recomendar conteúdo de seu interesse e otimizar o conteúdo do site. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Confira nossas Políticas de Privacidade e Termos de Uso, clique aqui.

O jornal que todo mundo lê
Publicidade
Geral
08/11/2019 - 14h49
BLACK FRIDAY: Confira dicas para não cair em golpes virtuais
Cerca de 70% das fraudes estão vinculadas à captura de dados pessoais

Por Cintia Moreira/ Agência do Rádio Mais


A Black Friday, realizada em 29 de novembro, é a segunda principal data para o varejo nacional, ficando atrás apenas do Natal. O dia é aguardado tanto por quem vende, em busca dos lucros, quanto para quem compra, aproveitando a data para economizar e renovar equipamentos eletrônicos, eletrodomésticos, roupas, móveis e outros itens. No entanto, é importante ficar atento para não cair em golpes ou fraudes.

De acordo com o diretor adjunto de Prevenção a Fraudes da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), José Eduardo Bergo, atualmente, cerca de 70% das fraudes estão vinculadas à captura de dados pessoais, como senhas, por meio da engenharia social.

“Geralmente faz uma oferta tentadora e, na verdade, por trás, está ali desejando que a pessoa digite as suas credenciais, número de cartão, senha ou código do cartão de crédito e, com isso, ele rouba as credenciais e efetua o golpe e põe na conta do cliente”, conta.

Por isto, segundo Bergo, é preciso se precaver para garantir segurança e descontos reais nas compras.
“Muito cuidado nos sites que visita. A questão do pagamento de boletos, no código de barra também, verificar se o beneficiário do pagamento é onde ele realizou o negócio do boleto e desconfiar de todos os SMS e e-mails que recebe, que tenham links, não clicar nestes links para digitar senha, digitar agência, conta, número de cartão de crédito. Então, muito cuidado com isso”, alerta.

Segundo uma pesquisa divulgada pelo Google, a intenção de compras dos internautas durante a Black Friday deste ano aumentou 58% com relação ao ano passado. A pesquisa entrevistou 1.500 consumidores online de todas as regiões do país e, pelo menos 69% deles, já sabem o que vão comprar e só estão esperando a oportunidade para isso.



Confira Também


Publicidade

no Facebook