Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade, recomendar conteúdo de seu interesse e otimizar o conteúdo do site. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Confira nossas Políticas de Privacidade e Termos de Uso, clique aqui.

O jornal que todo mundo lê
Publicidade
Economia
16/06/2017 - 17h21
Brasileiros já pagaram R$1 trilhão em impostos em 2017
A marca foi alcançada na manhã desta sexta
Foto: Katemangostar/ Freepik

Por Stéfany Christina com informações de Agencia EBC


Na manhã desta sexta-feira, 16, às 8h o painel do Impostômetro da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) marcou 1 trilhão de reais, este valor tem como base o total de impostos, taxas e contribuições que os brasileiros pagaram desde o primeiro dia de 2017.

Ano passado a marca foi alcançada no dia 5 de julho o que leva a acreditar que houve um aumento nas contribuições. Alencar Burti, presidente da ACSP, esclarece “já que nossa economia não está crescendo, essa diferença de 19 dias reflete aumentos e correções feitos em impostos e isenções, além da obtenção de receitas extraordinárias como os Refis [parcelas de débitos tributários]. Reflete também a inflação, que, apesar de ter caído, segue em patamar alto” e Burti ainda completa “no segundo semestre, espera-se elevação da arrecadação em função da melhora da atividade econômica”.

O Impostômetro é um mecanismo que computa os tributos federais, estaduais e municipais e mostra em tempo real a quantidade de arrecadação. Segundo o IBPT, Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário, atualmente existe cerca de 60 tributos que atingem direta ou indiretamente a população.



Publicidade

no Facebook