Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade, recomendar conteúdo de seu interesse e otimizar o conteúdo do site. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Confira nossas Políticas de Privacidade e Termos de Uso, clique aqui.

O jornal que todo mundo lê
Publicidade
Fatos e Fotos
10/12/2024 - 13h00
Celebração dos 100 Anos da Loja Maçônica ‘‘Luz e Humanidade’’: Um legado de solidariedade e fraternidade em Patrocínio

No último sábado, dia 30, a Loja Maçônica ‘‘Luz e Humanidade’’ celebrou um século de história e contribuição à sociedade de Patrocínio. Fundada em 24 de dezembro de 1924, a loja maçônica se destaca como uma das pioneiras da região, exercendo um papel fundamental no desenvolvimento social e cultural da comunidade.

Atualmente, o Venerável da Loja Maçônica ‘‘Luz e Humanidade’’ é Alexander Souza Grama, que lidera a instituição em sua missão de promover valores de fraternidade e solidariedade. Marly Ávila preside a Fraternidade Feminina Cruzeiro do Sul ‘‘Clube das Acácias’’, que atua em prol de diversas causas sociais, unindo mulheres e esposas de maçons em campanhas que elevam o alcance social na cidade.

A programação do dia 30 foi repleta de homenagens e celebrações que refletiram a importância da Loja Maçônica na cidade.

Durante a solenidade, também foi Cerrada uma Cápsula do Tempo, com previsão de abertura em 2049. A Cápsula foi construída com mesas usadas no Templo da Loja entre os anos de 1935 e 2002. O momento foi marcado pela presença de membros dos Demolay, Filhas de Jó, maçons e integrantes do Clube das Acácias, simbolizando a união das diversas vertentes da maçonaria e suas contribuições para a sociedade.

No jantar, foram homenageados ex-presidentes e grandes maçons que contribuíram significativamente para o crescimento e a missão da Loja Maçônica ‘‘Luz e

Humanidade’’ ao longo dos anos. O reconhecimento do trabalho dessas lideranças reflete a valorização do passado e a importância de seus legados.

Além disso, foi celebrado o programa APJ - Ação Paramaçônica Juvenil, uma iniciativa que, embora esteja inativa atualmente, rendeu grandes lideranças jovens que se destacaram na comunidade, demonstrando o impacto da Maçonaria na formação de cidadãos comprometidos com o bem-estar social.

Ao final da solenidade, foi servido um delicioso jantar ao som da banda Turnê Rural, composta por: vocal - Sancho Montadon; teclado, guitarra, base vocal - Paulo Cristiano; guitarra solo e vocal, - Márcio David; contrabaixo - Bacana e Aurélio Alves na bateria.


Projeto: Vila Maçônica

Ao longo de sua trajetória, a Loja Maçônica ‘‘Luz e Humanidade’’ tem se dedicado a um trabalho silencioso, mas impactante. Um dos seus principais projetos é a implantação da Vila Maçônica, um espaço onde casas são dadas em comodato as pessoas em situações de vulnerabilidade, proporcionando um lar para aqueles que não têm condições de se manter.

A celebração do centenário não apenas homenageou o passado, mas também reafirmou a importância da Loja Maçônica ‘‘Luz e Humanidade’’ na construção de um futuro mais solidário e justo para todos. Com uma história marcada por valores de fraternidade e altruísmo, a Loja Maçônica continua a inspirar novas gerações a trabalharem pelo bem comum, consolidando seu legado em Patrocínio.


Compuseram a mesa nobre:

Vice-Prefeito de Patrocínio, eleito para gestão 25/28 Irmão Maurício da Cunha; Representando o Sereníssimo Irmão Rodrigo Otávio dos Anjos, Grão-Mestre da Grande Loja Maçônica de Minas Gerais Irmão José Vicente Fonseca; Representando o Irmão Antônio Carlos Barbosa Ramos, Soberano Grande Comendador do Supremo Conselho do Brasil do Grau 33 para o Rito Escocês Antigo - Grande Inspetor Geral da Ordem, Irmão Benedito Moreira da Cunha; Representando o Eminente Irmão Jorge Luiz de Paula Ribeiro, Grão-Mestre Estadual do GOBMINAS - Poderoso Irmão Breno Brandão Pinto, Secretário de Relações Públicas e de Gabinete, GOBMINAS; Representando o Eminente - Irmão Flávio Lucas Greco dos Santos, Presidente da Poderosa Assembleias Legislativa Estadual Maçônica do GOBMINAS - Venerável-Irmão Paulo Cesar Thompson; Assessor especial do Soberano Irmão Ademir Cândico da Silva, Grão-Mestre Geral do Grande Oriente do Brasil - Poderoso Irmão - Leonardo Ferreira Luiz ; 1º Vigilante da Soberana Assembleia Federal Legislativa do Grande Oriente do Brasil, e membro efetivo da Loja Maçônica Luz e Caridade, 525 do Oriente de Uberlândia - Poderoso Irmão Luismar Alves Oliveira; Presidente da Fraternidade Feminina Cruzeiro do Sul Clube das Acácias - Marly de Fátia Souza Ávila e o Venerável-Mestre da Loja Maçônica Luz e Humanidade - Irmão Alexander Souza Grama.



Publicidade

no Facebook