Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade, recomendar conteúdo de seu interesse e otimizar o conteúdo do site. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Confira nossas Políticas de Privacidade e Termos de Uso, clique aqui.

O jornal que todo mundo lê
Publicidade
Geral
12/11/2019 - 15h05
Comemorações para a Semana da Consciência Negra já foram iniciadas
O Dia da Consciência Negra é comemorado em 20 de novembro em todo o país
Imagem: Representação/ Pintura Capoeira de Johann Moritz Rugendas.

Por Luiz Cabral/ ASCOM PMP


A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo abriu nessa segunda-feira (11), as comemorações da “Semana da Consciência Negra” em todo o município com um cronograma que cumpre uma extensa programação, que se estendera até a próxima semana.

O Dia da Consciência Negra é comemorado em 20 de novembro em todo o território nacional.  A data faz referência ao dia da morte de Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo de Palmares, que lutou para preservar o modo de vida dos africanos escravizados que conseguiam fugir da escravidão.

A importância da data está no reconhecimento dos descendentes africanos na constituição e na construção da sociedade brasileira.


Programação

Segundo a titular da pasta, Eliane Nunes, na próxima sexta-feira (15), inicia-se as comemorações da festa em louvor a Nossa Senhora do Rosário e a São Benedito, com barraquinha que está sendo montada em frente ao Poliesportivo da Matinha.

Antes, às 15h nas dependências do Clube União Operária, será realizado o Encontro das Matrizes Africanas a partir das 15 horas. Às 19h ocorrerão no Bairro Matinha a entrega da Folia e Terço Cantado.

No sábado dia 16, às 19h30 será ministrada a Santa Missa e ocorrerá o levantamento do Mastro com show de viola do cerrado. No domingo dia 17, haverá uma Santa Missa às 10h30 da manhã, às 14 horas apresentação dos Ternos, às 15h30 horas Coroação e Procissão e uma hora depois coroação dos festeiros de 2020.

Eliane Nunes adianta ainda que, no dia 19, terça-feira da próxima semana será realizado um Sarau Literário com o tema “Consciência Negra” no Museu com exposição de arte negra. No dia 20, ocorrerá o 3º Encontro de Capoeira com os integrantes do Programa Arte Viva da Secretaria, a partir das 19h no Poliesportivo do Catiguá Tênis Clube.

“Na oportunidade, estaremos abordando durante esse período questões como o racismo, a discriminação, a igualdade social, a inclusão do negro na sociedade, a religião e cultura afro-brasileiras, dentre outros”, salientou Eliane Nunes.



Confira Também


Publicidade

no Facebook