Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade, recomendar conteúdo de seu interesse e otimizar o conteúdo do site. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Confira nossas Políticas de Privacidade e Termos de Uso, clique aqui.

O jornal que todo mundo lê
Publicidade
Colunas
09/09/2020 - 10h58
Crescimento e sucesso profissional no Mercado de Trabalho

Por Cássio Amaral*


Perder o emprego é uma situação adversa que precisa ser trabalhada em seus aspectos pessoais, financeiros e profissionais. A demissão não deve ser encarada como um problema pessoal porque em muitos casos está ligada a reestruturações. Nesse momento, avaliar a carreira é sempre válido. Identificar a zona de conforto em que você se encontrava na última empresa e reavaliar aspectos profissionais que podem ser melhorados são iniciativas bem-vindas.

Igualmente importante é aproveitar o período em que não se está na ativa para investir na profissão. Também vale a pena usar o tempo livre e a verba extra que você ganhou na rescisão (se houver) para estudar, aprimorar idiomas, fazer intercâmbio e cursos de extensão de períodos mais curtos, cursos de capacitação dentre outras atividades que são favoráveis para sua recolocação no Mercado de Trabalho. São atividades que enriquecem o currículo, ativam o networking e podem abrir novas oportunidades.

Os serviços, os espaços, os bens de consumo nunca foram tão compartilhados. Esteja atento às oportunidades ao seu redor, com olhos desprovidos de julgamentos e pré-conceitos, alguém bem perto de você pode estar precisando do seu talento, da sua competência e conhecimento. Isto vai ajudar sua recolocação profissional. Veja a demissão como um presente! Demissões são excelentes motivos para realizar escolhas.

Muitas pessoas são escravizadas pelo trabalho ou pela renda atual e, acabam por se surpreender ao perceber que a demissão foi a chave que abriu a porta para novos tempos de trabalho aliado à felicidade. Uma boa dose extra de ação pode fazer toda a diferença para virar esse jogo.

As oportunidades não batem à porta, levante-se e vá ao encontro delas. Conseguir recolocação profissional não é fácil. Especialmente se você foi demitido de forma inesperada, se gostava muito do emprego que tinha, se estava na empresa havia anos e, o que também é complicado, estiver financeiramente desorganizado para ter calma, respirar fundo e buscar um novo posto de trabalho.

Para o mercado em geral, no entanto, ninguém passa a ser mal visto só porque foi demitido, isso são aspectos naturais da vida profissional. A demissão é um processo comum hoje em dia, em função das grandes mudanças organizacionais, por isso estar atento a essas mudanças após a demissão é algo que deve ser evidenciado para se recolocar e ter sucesso na carreira profissional.

O sucesso profissional é um conceito subjetivo. Reconhecimento no mercado, conforto financeiro, carro da empresa, viagens internacionais, virar chefe, ter o próprio negócio ou alcançar um cargo no alto escalão da empresa podem ser a medida do sucesso para algumas pessoas. Para outras, a ideia de sucesso profissional está ligada a ter mais tempo para a família, ter desafios intelectuais, ou até trabalhar menos.

Independentemente do que você considera sucesso profissional, existem atitudes que podem ajudá-lo a trilhar o caminho para atingir e manter seus objetivos de carreira. Saber aonde você quer chegar é fundamental para alcançar o sucesso profissional. Defina metas de curto, médio e longo prazo e trabalhe para alcançá-las. Revise seus objetivos e metas periodicamente, corrija o rumo se for preciso. Não procure seus conhecidos somente na hora em que tiver um problema, crie o hábito de manter contato regularmente e esteja disposto a ajudar também. Aproveite para exercitar a escuta, falando menos e ouvindo mais. Profissionais de sucesso são bons observadores e criam visões e oportunidades, aonde não se consegue enxergar a as mesmas.

No entanto, seguindo alguns passos básicos e práticos, é possível se colocar em uma posição mais próxima da conquista do sucesso profissional; apresentando-se de maneira que tanto o mercado como seus superiores diretos possam enxergar grande potencial no seu trabalho e, dessa forma, abrindo grandes e importantes portas para a evolução profissional. Conseguir o sucesso profissional é resultado de uma combinação entre confiança e humildade.

Você precisa saber de sua expertise para tomar decisões quando entende do assunto, mas estar pronto para abaixar a cabeça e pedir ajuda ou conselhos sempre que necessário. Por isso, diversas empresas são construídas com parcerias: a força de um enriquece a fraqueza do outro. Não importa o quanto sua mente seja brilhante, se você está jogando sozinho, raramente irá vencer uma equipe.

Se existe um conselho que todo profissional deveria ouvir é exatamente esse: de escutar o que outras pessoas têm para te dizer. Nem sempre os conselhos ou orientações serão úteis, mas ouvi-los nunca será uma perda de tempo. Nenhuma quantidade de trabalho duro e inovação será importante se você não ouve as necessidades e opiniões de quem precisa do seu produto ou serviço.

Serviço ao consumidor não deveria dizer respeito somente a um departamento, mas a toda a empresa.  Se você já está no caminho para todas essas qualidades, é só trabalhar duro por um futuro de sucesso profissional. Continuar estudando e aprendendo com pessoas que vieram antes de você é sempre essencial para, logo logo, você compartilhar sua sabedoria com novas gerações.


*Cássio A. Amaral é Professor/ Coordenador de Fomento De Emprego e Renda Município de Patrocínio.



Confira Também


Publicidade

no Facebook