Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade, recomendar conteúdo de seu interesse e otimizar o conteúdo do site. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Confira nossas Políticas de Privacidade e Termos de Uso, clique aqui.

O jornal que todo mundo lê
Publicidade
De olho
01/03/2024 - 10h28
Crônicas de Apartamento: novo filme patrocinense estreia na cidade
Foto: Ítallo Vieira / Amanhã Filmes

 “CRÔNICAS DE APARTAMENTO: HISTÓRIAS PARA SEREM VISTAS ANTES DE SAIR DE CASA”, estreia no dia 09 de março, na Biblioteca Pública Municipal de Patrocínio/MG, com entrada gratuita.

“Crônicas de Apartamento: histórias para serem vistas antes de sair de casa”, é um curta-metragem ficcional, com produção patrocinense, que mergulha nas relações humanas e nas complexidades da vida contemporânea do interior de Minas Gerais. Em um prédio comum, onde as paredes escondem segredos e os apartamentos abrigam histórias singulares, quatro personagens navegam pelas complexidades da vida cotidiana e da fantasia. O filme estreia no próximo dia 09 de março, às 20h, na Biblioteca Pública Municipal de Patrocínio/MG, com entrada gratuita.

O projeto selecionou atores e atrizes patrocinenses para dar vida às personagens da trama. "A força artística local, aliada ao desejo de fazer cinema no interior, é uma das maiores potências que temos neste trabalho. A valorização do trabalho artístico local, a descentralização do financiamento público cultural, as soluções criativas e a oportunidade de troca de conhecimento agregam uma característica única ao produto final deste projeto." comenta Lara Pires, diretora, roteirista e proponente do

projeto.

"Crônicas de Apartamento vai além de um curta-metragem; é um sintoma. Com sua abordagem sensível, a presença do lúdico destaca o cotidiano de uma forma única. O filme explora as possibilidades da imaginação e coloca o espectador como criador de significado, baseado em suas vivências, inquietações e inconstâncias. Abordando o simples, o filme caracteriza a fantasia, suspendendo o senso comum do cotidiano." conclui Lara.

O filme conta a história de Sofia, Gabriel, Olga e Diego que exploram conexões invisíveis e evidenciam como mesmo as jornadas individuais podem influenciar e inspirar umas às outras. Sofia, uma artista visual, questiona sua paixão profissional ao encontrar um buraco na parede do seu quarto.

Gabriel, advogado, encara sua orientação sexual e compara sua vida com a de uma minhoca que vive dentro de seu vaso de flores. Olga, síndica, busca equilibrar a dor constante do luto recente e as responsabilidades do cotidiano presente. Diego, jovem músico em busca de sucesso, enfrenta os desafios de um relacionamento à distância. Em meio a cores vibrantes, que referenciam o “subverso” de cada personagem no filme, os protagonistas lidam com incertezas profissionais, autodescobertas, solitude e conflitos relacionais.

“Acho que o que esse filme tem de mais bonito e singelo, é como ele se inspira no cotidiano para abordar temáticas completamente íntimas das pessoas. O subverso, esse espaço tempo outro vivenciado individualmente por cada personagem, é o infinito particular de cada um, assim como na música de Marisa Monte.” comenta Ítallo Vieira, um dos diretores e roteiristas do filme. “Penso que essa trama seja exatamente sobre o desejo de se sentir bem, se sentir melhor do que se está. Na música, Kluber diz ‘Queremos poder dizer que estamos bem. Quero te abraçar certo de que tudo vai melhorar.’

Estas personagens estão juntas, apesar de não se relacionarem de fato. O que as paredes de cada apartamento separam, a intimidade une. Acho que no fim das contas, o Crônicas é muito sobre a intimidade.” Complementa Ítallo. “Crônicas de Apartamento” é uma ação realizada com recursos da Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar n° 195/2022), operacionalizada pela Prefeitura Municipal de Patrocínio/Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, através 'do edital SMCT N° 01/2023 - ARTIGO 6° INCISO I e III.

FICHA TÉCNICA:

um filme AMANHÃ FILMES E ENSAIO PRODUÇÕES

elenco: KARYNE LOUISE, LAIRA ARVELOS, MAYCON JAMES, SÉRGIO COELHO

roteiro e direção: ÍTALLO VIEIRA e LARA PIRES

direção de fotografia e edição: ÍTALLO VIEIRA

arte: LARA PIRES e ÍTALLO VIEIRA

assistente de arte: SÉRGIO COELHO, FERNANDA LARA e DAVDS LACERDA

caracterização: SÉRGIO COELHO

som direto: LARA PIRES

comunicação: FERNANDA LARA

identidade visual e design gráfico: BIA PERDIGÃO

tradução em libras: DINALVA ANDRADE - BH em Libras

gestão de projeto: DAVDS LACERDA e LARA PIRES

produção: DAVDS LACERDA e FERNANDA LAR



Confira Também


Publicidade

no Facebook