Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade, recomendar conteúdo de seu interesse e otimizar o conteúdo do site. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Confira nossas Políticas de Privacidade e Termos de Uso, clique aqui.

O jornal que todo mundo lê
Publicidade
Geral
28/07/2021 - 11h30
Decretado Estado de Calamidade Pública em razão da geada que afetou o setor cafeeiro
Prefeito declarou estado de calamidade em decorrência da maior geada dos últimos 27 anos
Foto: ASCOM PMP.

Por ASCOM PMP


Nessa segunda-feira (26), o Prefeito Deiró Marra assinou o Decreto nº 3.908/2021, declarando Estado de Calamidade Pública em decorrência da maior geada dos últimos 27 anos no município, com irreparáveis danos causados ao setor agrícola, em especial ao setor cafeeiro de Patrocínio e região.

Atendendo a um pedido do Prefeito, os Deputados Federais Emidinho Madeira e Evair de Melo, respectivamente Presidente e Vice-Presidente da Frente Parlamentar do Café, e o Deputado Federal Zé Vitor, representante do cerrado mineiro, estiveram em Patrocínio no ultimo sábado (24), para verificar ‘in loco’ a situação dos danos e prejuízos causados às lavouras, visitar propriedades rurais e dialogar com cooperativas e representantes dos cafeicultores.

Em entrevista no dia da visita, o Prefeito Deiró afirmou que desde o dia 21, quando Patrocínio foi atingido pela geada, está em contato com lideranças estaduais e federais, para acompanhar a elaboração da pauta de prioridades para socorrer o setor.

“Patrocínio é a capital nacional do café, a cidade que mais produz café, então fizemos vários telefonemas e contatos em busca de alternativas para o produtor, para as cooperativas, pois o café é uma cadeia produtiva que envolve todos os setores, que irão sentir essa perda, sendo urgente uma intervenção”, afirmou.

Já em coletiva realizada na manhã desta terça-feira (27) informou que será solicitado junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) recursos, tanto diretamente para os produtores, seja por linhas de crédito do FUNCAFÉ, seja a fundo perdido para os pequenos produtores que muitas vezes não terão condição de sobrevivência, uma vez que perderam sua fonte de renda, quanto às próprias cooperativas, que atendem aos produtores com linhas subsidiadas para que possam auxiliar nas negociações das entregas dos cafés que não serão produzidos.

“Patrocínio é um município que tem sua renda vocacionada ao agronegócio e essas geadas que ocorreram no último dia 20 foi uma catástrofe para a nossa cidade, nós temos inúmeros casos de produtores que perderam suas lavouras, perdas totais, perdas parciais e estamos ainda mensurando, mas ao elaborar este decreto nós colocamos a necessidade de intervenção e oficiamos a Secretaria de Estado de Agricultura para que a EMATER esteja em disponibilidade ao Município juntamente com os nossos técnicos da secretaria municipal”, disse o prefeito, que explicou ainda que no primeiro momento está sendo realizado um levantamento com laudos técnicos para saber a real extensão dos danos.

Patrocínio segue empenhado junto às lideranças regionais, no sentido de sugerir a criação de políticas e ações que visem auxiliar e socorrer as regiões atingidas, em acordo com estudos realizados pelo município e por equipes técnicas do Estado, via Emater, Cooperativas e Conab, estão num trabalho conjunto em busca de soluções, traçando estratégias de assistência à população afetada com fins de diminuir os impactos econômico-sociais da perda da safra cafeeira.



Confira Também


Publicidade

no Facebook