Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade, recomendar conteúdo de seu interesse e otimizar o conteúdo do site. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Confira nossas Políticas de Privacidade e Termos de Uso, clique aqui.

O jornal que todo mundo lê
Publicidade
Colunas
22/09/2020 - 11h01
Dicas extraídas das obras de Dale Carnegie

Por Brígida Borges


O Livro de Ouro extraído das obras de Dale Carnegie “Como Fazer amigos e Influenciar Pessoas” e “Como Evitar Preocupações e Começar a Viver” nos trazem ótimas dicas a serem levadas em consideração.


Seja uma pessoa amigável. Não critique, não julgue, não condene, não se queixe. Demonstre apreço honesto e sincero. Desperte nos demais um veemente desejo de interagir com você. Procure se interessar sinceramente pelos outros. Sorria. Lembre que o nome de uma pessoa é para ela o som mais agradável e importante que pode ouvir em qualquer idioma. Seja um bom ouvinte. Anime os outros para que falem sobre eles mesmos. Fale sempre sobre o que interessa aos demais. Faça que a outra pessoa se sinta importante, mas faça-o sinceramente.


Consiga que os demais pensem como você. A única forma de sair ganhando numa discussão é evitando-a. Demonstre respeito pelas opiniões alheias. Em público, jamais diga a uma pessoa que ela esta equivocada. Se for você que está equivocado, admita-o rápida e enfaticamente. Comece a conversa de forma amigável. Permita que a outra pessoa seja a que fale mais. Permita que a outra pessoa sinta que a ideia é dela. Trate honestamente de ver as coisas do ponto de vista da outra pessoa. Mostre simpatia pelas ideias e desejos da outra pessoa. Apele para os motivos mais nobres. Dramatize suas ideias para prender a atenção. Lance, com tato, um desafio.


Seja um líder. Comece com elogio e apreciação sincera. Chame a atenção sobre os erros dos outros, indiretamente. Fale de seus próprios erros, antes de criticar os dos demais. Faça perguntas em vez de dar ordens. Permita que a outra pessoa salve seu próprio prestígio. Elogie o menor progresso e também cada novo progresso. Seja “caloroso em sua aprovação e generoso em seus elogios”. Atribua à outra pessoa uma boa reputação para que ela se interesse em mantê-la. Incentive a outra pessoa. Faça que os erros pareçam fáceis de corrigir. Procure que a outra pessoa se sinta satisfeita de fazer o que você sugere.


Regras fundamentais para controlar a preocupação. Viva só o dia de hoje. Não viva o de ontem nem o de amanhã. Faça frente aos problemas. Pergunte a si mesmo: Qual o pior que pode acontecer? Prepare-se para aceitar o pior. Trate de melhorara a situação partindo do pior. Lembre o preço exorbitante que deverá pagar com sua vida e saúde pelas preocupações.


Técnicas básicas para a análise da preocupação. Obtenha todos os fatos. Considere todos os fatos e então chegue a uma decisão. Depois de tomar a decisão, aja! Escreva e responda as seguintes perguntas:

  • a) Qual é o problema?
  • b) Quais são as causas do problema?
  • c) Quais são as possíveis soluções?
  • d) Qual é a melhor solução?


Como eliminar o hábito da preocupação antes que ela elimine você. Mantenha-se ocupado.  Não dê importância às ninharias. Use a lei das probabilidades para descartar a preocupação. Coopere com o inevitável. Decida quanta ansiedade merece um problema e negue-se a conceder-lhe mais. Não se preocupe com o passado.


Maneiras de cultivar uma atitude mental que nos traga paz e felicidade. Enriqueça sua mente com pensamentos positivos de paz, coragem, saúde e esperança. Não queira vingar-se de seus inimigos. Espere ingratidão. Conte seus bens não os seus problemas. Não imite os outros. Procure tirar proveito dos seus contratempos. Dê felicidade aos demais.


A melhor maneira de evitar a preocupação. Reze.


Como evitar que as criticas nos preocupem. Lembre que uma crítica injusta é frequentemente apenas um elogio disfarçado. Aja da melhor maneira que puder. Analise seus próprios erros e critique a si mesmo.


Maneiras de impedir a fadiga e a preocupação e como conservar a energia e o ânimo. Descanse antes de sentir-se exausto. Aprenda a descansar enquanto trabalha. Se você é dona de casa, proteja sua saúde e aparência, descansando em casa. Coloque entusiasmo em seu trabalho. Não dê importância à insônia. Aplique estas quatro normas de trabalho:

  • a) Limpe sua mesa de todos os papéis que não estejam relacionados com o trabalho que está realizando no momento;
  • b) Faça as coisas por ordem de importância;
  • c)Quando deparar com um problema, se dispõe dos dados necessários para tomar uma decisão, resolva-o na hora;
  • d) Aprenda a organizar, delegar e supervisionar.


Publicidade

no Facebook