Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade, recomendar conteúdo de seu interesse e otimizar o conteúdo do site. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Confira nossas Políticas de Privacidade e Termos de Uso, clique aqui.

O jornal que todo mundo lê
Publicidade
Saúde
30/07/2020 - 10h38
Estado valida app que agiliza atendimento do Samu
Ferramenta reduz tempo de envio da ambulância, serviço ativo em 600 municípios mineiros
Foto: Divulgação/ SES.

Por SEGOV


Disponibilizado há uma semana, o aplicativo do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) - 192 Fácil - já foi baixado por mais de 1 mil usuários em Minas Gerais.

Com interface simples e download via Apple Store ou Google Play (para usuários dos sistemas Android e iOS), a ferramenta agiliza o tempo de atendimento do Samu, serviço de ambulância disponibilizado em 600 municípios do estado.

Desenvolvida durante o primeiro semestre de 2020, com a participação da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), validando o projeto, a ferramenta 192 Fácil vai beneficiar milhares de usuários ao diminuir o tempo entre o chamado e o socorro especializado.

A coordenadora estadual dos Serviços Móveis de Urgência e Emergência da SES-MG, Adriana Rodrigues Almeida, destaca que o tempo é um elemento crucial em situações agudas e críticas em que pacientes necessitam do Samu.

“Alguns minutos podem fazer a diferença entre uma pessoa ser salva ou não. Por isso, estamos investindo constantemente em treinamento e tecnologia para diminuir o tempo de resposta. O aplicativo envia automaticamente para a central de regulação as informações do solicitante, agilizando o atendimento e economizando um tempo que é precioso”, explica.


Integração

O app 192 Fácil está integrado às Centrais de Regulação de acesso ao Samu, por meio do atendimento telefônico do número 192.

Ao cadastrar dados básicos na plataforma, as informações são direcionadas ao sistema do atendente da ligação, assim como os dados do GPS do celular do usuário para indicar ao Samu a localização.

“Essa integração inclui todos os Consórcios Intermunicipais que gerenciam o Samu no interior do estado, com a interface do sistema de regulação médica e comunicação, o que facilita o atendimento entre a central e as ambulâncias”, informa Adriana Almeida.

A expectativa é de que o aplicativo reduza de 3 a 5 minutos o tempo de chegada da ambulância, como detalha o secretário executivo do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Macrorregião do Sul de Minas (CISSUL/SAMU), Jovane Ernesto Constantini.

“A gente sabe que tempo é vida. Essa agilidade em relação ao início da chamada, à precisão em que o endereço do paciente será registrado e outros nos permitirá trabalhar tanto para salvar vidas quanto para evitar ou diminuir sequelas em pacientes”.

O app também será útil na prevenção de trotes, já que as informações de localização serão registradas em tempo real, via GPS.

Por fim, o gestor destaca que o apoio da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) foi fundamental para desenvolvimento da ferramenta. “Com a participação da Coordenação Estadual de Urgência e Emergência da SES, chegamos a um aplicativo que será muito útil para a população em mais de 600 municípios”, destaca.



Confira Também


Publicidade

no Facebook