Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade, recomendar conteúdo de seu interesse e otimizar o conteúdo do site. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Confira nossas Políticas de Privacidade e Termos de Uso, clique aqui.

O jornal que todo mundo lê
Publicidade
Agronegócio
21/10/2021 - 10h15
EXPOCACCER REVELA OS CAMPÕES DA ETAPA REGIONAL
A Etapa Campeões Expocaccer apresentou os melhores cafés da safra 21/22 que concorrerão ao 9° Prêmio Região Cerrado Mineiro

Por ASCOM Expocaccer 

Um novo modelo de concurso com a emoção típica das edições anteriores. Assim foi a cerimônia de revelação dos ganhadores da Etapa Campeões da Expocaccer – Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado celebrada na noite desta quinta-feira, 14.

O evento foi aberto com a apresentação do Conservatório Municipal de Música Doutor José Figueiredo e conduzido pela cerimonialista Fernanda Viola, conhecida pelo público pela apresentação de edições anteriores do concurso da Região do Cerrado Mineiro e da cooperativa.

Por medidas de proteção à saúde, a cerimônia de revelação aconteceu de forma híbrida (presencial e online), com transmissão ao vivo diretamente de Patrocínio-MG, cidade onde a Expocaccer está situada, e limitação da capacidade de pessoas, restrita aos produtores que apresentaram amostras à Etapa.

O evento integrou uma das etapas do 9º Prêmio Região do Cerrado Mineiro, trazendo como enfoque a intercooperação entre as cooperativas e associações do Sistema Região do Cerrado Mineiro (RCM).

Durante a abertura do evento, o Presidente da Expocaccer e Vice-Presidente da Federação dos Cafeicultores do Cerrado, Glaucio de Castro, ressaltou a importância da realização das etapas para os produtores e para a cooperativa. “A Etapa Campeões Expocaccer marca um momento importante de um possível retorno às celebrações e da intercooperação que tanto prezamos entre as cooperativas e associações do Sistema RCM. Tivemos 190 amostras inscritas em nosso concurso e posso afirmar que foi uma tarefa difícil escolher 18 dentre tantos cafés excelentes. Isso nos orgulha. Saber que estamos cada vez mais crescendo com qualidade.” Ressaltou Castro.

Na ocasião, o público também recebeu os cumprimentos do Presidente da Federação dos Cafeicultores do Cerrado, Francisco Sérgio de Assis, entidade ligada à Região do Cerrado Mineiro, que por meio de um vídeo parabenizou todos(as) produtores(as).

A abertura da cerimônia foi marcada por muita homenagem como a realizada ao público feminino da cooperativa, por meio do Programa Elas no Café da Expocaccer; aos colaboradores; patrocinadores, e ao Educampo Expocaccer, uma parceria com o Sebrae.

Para a Etapa Campeões Expocaccer, nas 3 categorias: Cereja Descascado, Natural e Fermentação Induzida, encaminharam amostras produtores(as), cooperados(as) e associados(as) do Sistema RCM.

Seguindo o regulamento do 9° Prêmio Região do Cerrado, a lista com os 18 nomes dos classificados(as), foi divulgada sem revelação das categorias dos produtores e suas pontuações. Tudo para garantir maior expectativa ao concurso que tem a emoção como marca registrada em suas edições.

Este ano, a Expocaccer lançou como mote da Etapa a frase: “Determinação que faz a diferença”, uma homenagem aos produtores do Cerrado Mineiro que mesmo diante das adversidades climáticas e da bienalidade negativa demonstraram ao mundo, em mais uma safra, o sentido da palavra resiliência e fizeram a diferença na produção de qualidade. Para evidenciar a determinação e importância do trabalho realizado pelos cafeicultores, um vídeo foi apresentado no evento.

 

CATEGORIA CEREJA DESCASCADO

Em mais uma edição repleta de surpresas. A Revelação dos cafés campeões da Etapa Expocaccer, categoria Cereja Descascado (CD), levou o público a mais um momento de emoção e alegria ao revelar como primeiro lugar o produtor, cooperado e ex-presidente da Expocaccer, Ricardo dos Santos Bartholo.

Por ter sido presidente da cooperativa, há alguns anos Bartholo não participava da competição. O cooperado foi representado por seu filho Gustavo Bartholo e nora Lucilaine Aparecida Alves.

O segundo lugar da categoria ficou com o produtor Jorge Fernando Naimeg, campeão da edição anterior do concurso da Expocaccer em 2020 e o terceiro lugar foi para Lucas Ribeiro Vinhal, ambos são cooperados da Expocaccer e têm na qualidade uma tradição familiar.   

“Estar entre os campeões da Expocaccer mais uma vez nos deixa muito felizes. Dedico esse prêmio aos meus familiares e colaboradores, sem eles nada seria possível. Acredito que o prêmio vem para coroar o trabalho de uma safra inteira de muita dedicação. Sempre digo que o concurso da Expocaccer é muito importante para o produtor, pois nos incentiva a manter o foco na produção de qualidade.” Jorge Naimeg.

 

Confira abaixo os nomes dos Campeões da Etapa Expocaccer categoria Cereja Descascado:

1° lugar - Ricardo Bartholo

2° lugar - Jorge Fernando Naimeg

3° lugar - Lucas Ribeiro Vinhal

 

CATEGORIA NATURAL

A apresentação dos campões da categoria Natural não fugiu à regra da emoção.  O pódio desta categoria ficou por conta dos produtores Danilo Barbosa; Samir Aga e Augusto Ferreira Guimarães.

A felicidade de participar dos campeões da Etapa foi acompanhada de perto pelo público que vibrou juntamente com os cafeicultores e suas torcidas compostas por familiares, amigos e funcionários.

 

Confira abaixo os nomes dos Campeões da Etapa Expocaccer na categoria Natural:

1° lugar - Danilo Barbosa

2° lugar - Samir Aga

3° lugar - Augusto Ferreira Guimarães

 

FERMENTAÇÃO INDUZIDA

Novidade da Etapa, a categoria Fermentação Induzida acompanha a tendência do processo de produção por fermentação induzida, valorizando o progresso das técnicas do saber fazer do cafeicultor aplicado ao pós-colheita.

A revelação da categoria Fermentação Induzida foi marcada pela presença feminina com duas cooperadas da Expocaccer, Maria Soraia Guimarães e Sheyla Heitor, no pódio.

A felicidade de participar dos campeões da Etapa foi acompanhada de perto pelo público, especialmente para o cooperado Agilmar Ferreira Pinto, que pela primeira vez participou de um concurso de qualidade de cafés, garantindo a conquista do primeiro lugar.  

 

Confira abaixo os nomes dos Campeões da Etapa Expocaccer na categoria Fermentação Induzida:

1° lugar - Agilmar Ferreira Pinto

2° lugar - Sheyla Velloso Heitor

3° lugar - Maria Soraia Guimarães

 

PREMIAÇÃO COFFEE MAKER

Momento tão esperado quanto a revelação dos campeões, a tradicional premiação Coffee Maker ressaltou o importante trabalho desenvolvido do colaborador e/ou equipe responsável pela qualidade dos lotes dos cafés premiados em primeiro lugar de cada categoria.

Dois dos cooperados campeões não possuem Coffe Makers e realizaram todo o mapeamento da qualidade de seus cafés na Expocaccer.

Em reconhecimento, foi entregue uma medalha para os funcionários das fazendas.

Representando o cooperado Danilo Barbosa, o Coffee Maker Deyvid Oliveira Leandro recebeu a homenagem juntamente com a família Barbosa.

 

PATROCINADORES E PARCEIROS CAMPEÕES

Seguindo a tradição, a Etapa Campeões Expocaccer contou com patrocinadores e parceiros de peso como: Sebrae, Credicom, Solinftec, Cargil, Bayer / Cultura Agro Mais, Eisa, Castanhal, Mercon, Transportadora Atma e Cafeteria Dulcerrado.

Os representantes das empresas patrocinadoras prestigiaram o evento e foram homenageados pela diretoria da Expocaccer pela importante colaboração na realização do evento.

 

9° Prêmio Região do Cerrado Mineiro

Após a revelação dos campões o Superintendente da Federação dos Cafeicultores, Juliano Tarabal, entregou os certificados dos 10 finalistas (5 CD, 3 Natural e 2 Fermentação Induzida), do Prêmio do Cerrado Mineiro, que concorrerão à premiação do 9° Prêmio Região do Cerrado Mineiro, no dia 18 de novembro.

Como realizadora da Etapa a Expocaccer não promoverá o leilão dos cafés do concurso. No novo formato, integrando as ações de intercooperação, o Departamento de Cafés Especiais da Expocaccer, em parceria com as equipes comerciais das demais cooperativas do Sistema, comercializará os lotes remanescentes das Etapas.

No Leilão do 9° Prêmio da Região do Cerrado Mineiro serão comercializados ainda 18 lotes, sendo os 10 melhores lotes da categoria Natural, 5 melhores da Cereja Descascado e os 3 melhores da Fermentação Induzida. 



Confira Também


Publicidade

no Facebook