Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade, recomendar conteúdo de seu interesse e otimizar o conteúdo do site. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Confira nossas Políticas de Privacidade e Termos de Uso, clique aqui.

O jornal que todo mundo lê
Publicidade
Fatos e Fotos
08/04/2021 - 11h28
Manter a qualidade do sono é importante principalmente durante a pandemia
Confira dicas para melhorar a qualidade do seu sono
Imagem: Freepik.

Por Stéfany Christina/ Jornal Gazeta


O sono é uma das atividades que mais ocupa o nosso tempo, sendo muitas vezes ignorado por pessoas que desejam produzir cada vez mais durante o seu dia. No entanto, o que muitos não sabem é que esta irregularidade no sono pode afetar de forma negativa no corpo, podendo até desencadear distúrbios psicológicos.

Portanto, por entender a importância do sono no dia a dia de todos, a redação do Jornal Gazeta conversou com a Dra. Claudia Aparecida de Oliveira Machado, Certificada em Odontologia na Medicina do Sono pela Associação Brasileira do Sono (ABS) e sócia proprietária da Clinica RC Odontologia Especializada, para esclarecer alguns pontos importantes que envolvem o sono.

De acordo com dados da Royal Philips em 2019, 60% dos brasileiros estavam insatisfeitos com seu sono, sendo que 40% deles não dormiam bem por conta de estresse e preocupação excessiva.

Agora, durante a pandemia desencadeada pela Covid-19, a ansiedade, as preocupações financeiras e o medo de ser contaminado, tendem a aumentar consideravelmente os problemas durante o sono. Segundo um levantamento do Ministério da Saúde, 41,7% dos mais de 2.000 entrevistados relatou distúrbios relacionados ao sono durante a pandemia. E isso tem preocupado muitos médicos, pois esse é o momento de maior importância para o desenvolvimento do corpo.

“O sono está envolvido com muitos sistemas fisiológicos como consolidação da memória, controle da inflamação, regulação hormonal, regulação cardiovascular e muitas outras funções importantes. Portanto, a duração insuficiente do sono e a má qualidade do sono estarão associadas a vários resultados negativos para a saúde, afetando a memória, a imunidade, predispondo a várias doenças cardiovasculares, psiquiátricas e até respiratórias”, afirmou Dra. Claudia Aparecida de Oliveira Machado.

Assim sendo, ter uma qualidade no sono é o segredo para estar sempre bem e com uma boa saúde. É enquanto você dorme que o seu organismo recupera o desgaste físico e mental, e ainda cumpre tarefas essenciais para o seu bom funcionamento. A Dra. Cláudia ainda frisa a importância de possuir uma rotina de sono, tentando dormir e acordar sempre no mesmo horário.

“Todas as funções do nosso corpo seguem um ritmo, que é regido e modificado por vários fatores. Esse ‘ritmo interno’ é conhecido como ‘relógio biológico’ as necessidades de sono são variáveis de indivíduo para indivíduo, dependentes da idade e do cronotipo da pessoa”, pontua. E ela ainda alerta, “está comprovado que dormir menos de 5 horas frequentemente pode provocar sérios danos à saúde”.

Você tem sentido que a qualidade do seu sono tem diminuído? Pensando em auxiliar pessoas que têm tido problemas, a Dra. Claudia Aparecida de Oliveira Machado listou algumas coisas que podem ser feitas para adotar um novo estilo de vida e também fazer Higiene do Sono adequada para o seu biótipo. Confira:

  • Adotar horários regulares de sono, ou seja, deitar e levantar sempre nos mesmos horários, mesmo nos finais de semana;
  • Evitar cochilos prolongados à tarde, o ideal é entre 20 e 30 minutos após o almoço;
  • Utilizar o quarto apenas para dormir. Deve-se evitar aparelhos eletrônicos como televisor, computador, celular. Quarto não é lugar de trabalho, de lazer, nem de comer!
  • Um banho morno duas horas antes de dormir, pode ajudar a relaxar e abaixar a temperatura corporal;
  • Praticar exercícios físicos regularmente, pois além de melhorar a saúde, ajuda a consolidar o sono. O ideal é que a prática seja pelo menos 6 horas antes de dormir;
  • Reduzir a iluminação do quarto, pois sabe-se que a luz é o principal sincronizador do relógio biológico humano;
  • Evitar agentes estimulantes com cafeína (café, chá, chocolate, refrigerantes e nicotina), refeições pesadas e excesso de líquidos antes de deitar;
  • O uso de álcool como sedativo deve ser evitado e se consumido pelo menos 6 horas antes do horário de dormir;
  • Ir para a cama com sono e se não conseguir dormir até 20 a 30 minutos não insistir, levante-se e só volte ao leito quando sonolento;
  • Não analisar os problemas ou planejar a rotina do próximo dia na hora de dormir.


Se mesmo após fazer toda a higiene você continuar tendo problemas para dormir, ou perceber que está sofrendo com alguma doença relacionada ao sono procure fazer o diagnóstico e o tratamento do problema com um profissional especializado.

De acordo com um estudo da Royal Philips, publicado em 2018, sete em cada dez brasileiros sofrem com doenças do sono, sendo a insônia o problema mais comum seguida pela apneia. Portanto, não tenha de receio ir a um médico ou dentista especializado em Medicina do Sono e Odontologia do Sono.



Confira Também


Publicidade

no Facebook