Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade, recomendar conteúdo de seu interesse e otimizar o conteúdo do site. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Confira nossas Políticas de Privacidade e Termos de Uso, clique aqui.

O jornal que todo mundo lê
Publicidade
Saúde
10/01/2020 - 15h42
Ministério da Saúde envia 1,7 milhão de doses da vacina pentavalente para os estados
Imunização garante a proteção contra cinco doenças

Por Janary Bastos Damacena/ Agência do Rádio Mais


Todos os estados brasileiros recebem, a partir desta quinta-feira, doses da vacina pentavalente. Ao todo, são enviados 1,7 milhão de doses dessa vacina, que garante a proteção contra cinco doenças: difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e a bactéria haemophilus influenza tipo b (responsável por infecções no nariz e garganta).

A pentavalente é distribuída pelo Ministério da Saúde e é adquirida pelo Fundo Estratégico da Organização Pan-Americana da Saúde, a OPAS. Isso porque não existe laboratório produtor no Brasil.

Entre junho e dezembro de 2019, o envio desta vacina esteve irregular por causa de problemas com o fornecedor. Lotes do laboratório pré-qualificado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) foram reprovados no teste de qualidade do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS) e análise da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

Em agosto do ano passado, o Ministério da Saúde solicitou reposição do produto, mas, naquele momento, não havia disponibilidade imediata no mundo. Esse quantitativo enviado aos estados inicia o restabelecimento do quantitativo enviado mensalmente pelo Ministério da Saúde aos estados do país, como explica o ministro interino da Saúde, João Gabbardo.



Confira Também


Publicidade

no Facebook