Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade, recomendar conteúdo de seu interesse e otimizar o conteúdo do site. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Confira nossas Políticas de Privacidade e Termos de Uso, clique aqui.

O jornal que todo mundo lê
Publicidade
Colunas
24/11/2020 - 11h59
Motivação como pressuposto de sucesso

Por Cássio A. Amaral


Motivação humana e profissional, não são traços da personalidade, ambas são o resultado da interação entre indivíduo e a situação que o envolve para que assim, se possa descobrir os seus pontos de equilíbrio e ação imediata para alcançar o sucesso nas áreas que forem necessárias para sua vida.

A mesma pessoa pode ter diferentes níveis de motivação ao longo do tempo. Ou seja, é o desejo de exercer altos níveis de esforço em direção a determinados objetivos organizacionais e pessoais. Com isso vemos que a palavra motivação vem do verbo provocar a ação, para que se tenha uma reação imediata ao processo de satisfação profissional e pessoal.

Num mundo globalizado aonde as constantes mudanças e exigências profissionais aumentam-se, é necessário redefinir estratégias para que se consiga acompanhar esse processo de evolução profissional. Você sabe onde deseja chegar? Se ainda não possui uma ideia clara de suas metas e principalmente do seu propósito, tenha um planejamento e invista nas possibilidades e condições de chegar aos seus objetivos profissionais.

Vamos imaginar que, seus objetivos já estão claros e definidos, porém você parece nunca conseguir manter o nível de motivação pessoal para finalmente chegar ao resultado esperado. Você pode até encontrar a motivação para começar, porém, manter a frequência pode ser um problema. Quantas vezes você precisou recomeçar do zero porque largou o que estava fazendo no meio, muito antes de colher os resultados desejados?

Muitas vezes nem percebemos que o erro não está no objetivo, mas sim no caminho que escolhemos para chegar até lá. A motivação pessoal nasce do desejo de suprir necessidades, das mais básicas às mais complexas. É uma motivação interna. Sem dúvida, quanto maior a motivação pessoal, maior será o esforço para alcançar um resultado. Pessoas com alto grau de motivação pessoal são aquelas com sonhos, com propósito e que possuem noção do seu valor no mundo.

Além disso, pessoas motivadas por fatores internos possuem uma grande força de realização, são mais positivas e agem de acordo com seus valores para conquistar o sucesso. Como a necessidade é criada a partir de uma emoção ou desejo, algo inerente ao ser, sua motivação é muito mais forte do que as necessidades vindas de fora e estimuladas por outras pessoas, acontecimentos ou situações.

Não existe dúvida que a motivação pessoal tem muito mais força do que a motivação externa. Primeiro você deve visualizar aquilo que quer. Ao montar um plano de ação para chegar ao resultado almejado, sua autoestima é automaticamente elevada. Com a confiança elevada, você adota um mindset vencedor e passa a olhar para os obstáculos de outra maneira.

Quanto mais necessidades básicas você consegue suprir, se torna mais confiante da sua capacidade. Se você chegou até aqui, já entendeu os mecanismos por trás da motivação pessoal. Aqueles gatilhos, racionais ou não, externos ou internos que interferem na motivação de todos nós.

Quando temos um objetivo ousado e grandioso ou quando já tentamos várias vezes e desistimos, acabamos acreditando que nossa meta é impossível. Se você quer algo, não deixe ninguém, muito menos sua própria mente acreditar que é impossível.

A relação entre esforço e resultados é inegável. Quanto mais você se dedica a algo,maiores as chances de realizá-lo. Você já deve ter percebido, no entanto, que muitas pessoas dizem querer algo, porém não concentram seus esforços na direção do seu desejo. Quantas pessoas afirmam, todos os dias, que querem largar o emprego e começar seu negócio próprio, mas não tomam nenhuma atitude para mudar sua realidade?

Falar que quer mudar algo é infinitamente mais fácil do que de fato encontrar tempo para promover mudanças. A motivação é o combustível necessário para fazer você continuar andando sem parar. E com o tempo, o sucesso acaba sendo inevitável.

Grandes nomes de sucesso, seja no empreendedorismo, seja nos esportes ou na arte, só conseguiram chegar no topo porque focaram dias, meses e anos naquilo que queriam. E você? Está motivado para mudar sua realidade?


*Cássio A. Amaral é Professor/ Coordenador de Fomento de Emprego e Renda do Município de Patrocínio - MG.



Confira Também


Publicidade

no Facebook