À primeira vista, parece uma fala utópica, difícil de ser vivida e até mesmo alcançada. Pois se considerarmos tudo que acontece em nossa volta, principalmente em várias áreas em que atuamos, a humanidade está cada dia fadada a ter um comportamento imediatista em que tudo ‘‘é para ontem’’ e não tem a paciência de esperar. Seja na área profissional, financeira, conjugal, social e até mesmo na área espiritual. E nessa época na qual a tecnologia tem avançado de forma rápida e assustadora, causando mudança de comportamento e atitudes nas pessoas gerando uma ansiedade excessiva e até mesmo uma sensação de cansaço e estresse, gerando assim, em muitos casos problemas emocionais.
Em Mateus 6:25 vemos Jesus dizendo à multidão no Sermão do Monte: ‘‘Por isso vos digo: Não estejais ansiosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer, ou pelo que haveis de beber, nem, quanto ao vosso corpo pelo que haveis de vestir.’’
Mas aí, ao analisarmos mais profundo sobre o que Jesus estava dizendo, encontramos alo precioso em sua fala, pois Ele estava expressando o cuidado e a providência de Deus sobre a vida daqueles que confiam em sua soberania. Claro que aqui o Mestre estava usando coisas triviais da vida dos ouvintes e até mesmo para nós. Mas muitas outras coisas nos circundam como o trabalho, situações inesperadas seja financeira ou de saúde e nossa vida social e espiritual em que somos desafiados a viver essa palavra, afim de vermos o cuidado do criador com a sua criação. No versículo 26 nos diz: ‘‘Olhai para as aves do céu, que nem semeiam, nem ceifam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não tende vós muito mais valor do que elas?’’. Então aqui temos mais algumas observações:
1 - O cuidado de Deus
Que em sua graça e soberania cria e governa todas as coisas e delas dá de bom grado aos seus filhos. Romanos 6:82 ‘‘Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito’’.
2 - A providência de Deus
Que no momento certo fornece ao homem o necessário para suprir suas carências. Salmos 23:1 ‘‘O Senhor é o meu pastor, nada me faltará.’’
Que aliás esse salmo é bastante conhecido, mas pouco compreendido, pois nada na verdade é o necessário. Deus nunca dará além do que precisamos assim como foi com os hebreus no deserto quando deu o ‘‘maná’’.
3 - A soberania de Deus
Para executar os seus desígnios na vida dos que nele confiam. I Pedro 5:7 ‘‘Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.’’
Analisando a grandeza de Deus e o seu amor e cuidado por nós, nas palavras de Jesus, entende-se que a aflição que atinge a vida de boa parte das pessoas é a não confiança, de que Deus é o Senhor soberano e provedor e que o tempo Dele não é o nosso. E que o imediatismo e a impaciência levam o indivíduo a um sentimento de angústia e incapacidade. Debilitando tanto emocional quanto espiritual tornando a alma prisioneira da ansiedade em que, só Deus pode libertar.
Davi no Salmo 40:1 diz: ‘‘Esperei com paciência pelo Senhor, e ele se inclinou para mim e ouviu o meu clamor.’’
Quando a esperança e a confiança estão em Deus o amanhã jamais será tormento ou aflição, pois Deus na sua bendita graça e infinita misericórdia tem preparado dias melhores para aqueles que o buscam e o amam. Assim pois, busquemos a Deus e os seus propósitos para vivermos uma vida em abundância.
Confira Também
-
25/06/2025Prosódia em louvor à capital mundial do caféConfira a coluna escrita por Emerson Miranda
-
25/06/2025Tempo de serviço rural: conheça as provas que garantem sua aposentadoria no INSSConfira a coluna escrita por Adrielli Cunha na última edição da Gazeta: 4.295
-
30/06/2025UM MITO QUE PATROCÍNIO JAMAIS ESQUECERÁConfira a coluna escrita pelo Eustáquio Amaral