Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade, recomendar conteúdo de seu interesse e otimizar o conteúdo do site. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Confira nossas Políticas de Privacidade e Termos de Uso, clique aqui.

O jornal que todo mundo lê
Publicidade
Fatos e Fotos
24/03/2021 - 14h20
O cuidado de sua saúde começa pela boca
Confira como cuidar da sua saúde bucal e prevenir doenças
Imagem: Freepik.

Por Stéfany Christina/ Jornal Gazeta


Você já ouviu a frase "A saúde começa pela boca"? Pode parecer um pouco estranha essa afirmação, mas a boca desempenha funções importantes que de certa forma reflete na saúde de todo o organismo. Por isso, a reportagem do Jornal Gazeta conversou com a Dra. Michele Xavier de Andrade, Clínica Geral e Especialista nas áreas de Endodontia (Canal) e Ortodontia (Aparelhos) que tirou algumas dúvidas sobre a importância da saúde bucal.

A boca exerce funções fundamentais na fala, na mastigação e também respiração. Além disso, o órgão é a maior cavidade do corpo a ter contato direto com o meio externo, por isso, ele é a porta de entrada para microrganismos prejudiciais à saúde. Sendo assim, as doenças bucais podem acarretar doenças gerais.

Portanto, é extrema importância cuidar bem da sua saúde bucal e a Dra. Michele Xavier de Andrade ainda informou que atualmente, graças aos avanços de nossa sociedade, há meios fáceis e baratos para garantir uma boa saúde. Dentre eles:

  • Escovas de dente – “Escovação efetiva, ao menos três vezes ao dia, e principalmente antes de dormir. Usar escovas com cerdas macias ou médias dependendo da força geralmente aplicada, e trocada a cada três meses ou quando perceber que suas cerdas estão abertas. Não se esquecer de escovar a língua e a bochecha”.
  • Pastas dentais – “Usar pasta dental na quantidade de um grão de arroz cru para crianças até três anos de idade e de uma ervilha a partir daí. Usar pastas fluoretadas. Evitar pastas coloridas, pois geralmente, são mais abrasivas. Não engolir a pasta de dente”.
  • Fio Dental – “Passar o fio dental pelo menos uma vez ao dia, sem pressa, com cuidado, em todos os dentes inclusive nas faces onde não há contato com o dente vizinho, inclusive atrás dos últimos dentes. Usar fio dental não causa sangramento gengival, desde que passado da forma correta, a falta dele é que faz com que a gengiva inflame e consequentemente sangre”.


“Existem também no mercado inúmeros facilitadores da escovação como escovas interdentais, enxaguantes bucais, escova lingual, mas mesmo sem esses auxiliadores é possível ter uma higiene bucal eficiente. Além disso, é importante ir com regularidade ao dentista. Ao menos de seis em seis meses ou quando sentir necessidade”, pontuou.

De acordo com estudos científicos, como a pesquisa realizada por estudantes da Universidade de Campinas e da Universidade de São Paulo, a saúde bucal influencia diretamente nas atividades diárias da população, pois esta tem relação com a saúde em geral do corpo, interagindo com todas as estruturas do mesmo. Portanto, as más condições de higiene bucal não só acarretam em doenças bucais, como também diversas outras enfermidades.

“São vários os sinais que devem te levar imediatamente ao dentista: lesões na língua, bochecha, gengiva, lesões cariosas mais extensas que podem ser visualizadas sem muita dificuldade com a ajuda do espelho, dificuldade de passar o fio dental sugere cárie ou restauração quebrada, sangramento na escovação, ao passar o fio ou espontâneo sugere gengivite, dor, raízes descobertas pela gengiva, dentes apinhados (tortos) ou com diastemas (espaços entre eles), manchas ou desgastes dentais, ranger dos dentes principalmente durante o sono, estalos durante a mastigação, face desarmônica, entre outras”, informou Dra. Michele.

Além disso, é importante verificar se há caroços, inchaços, placas esbranquiçadas ou avermelhadas e feridas, principalmente na língua, bochecha, lábios, céu da boca, embaixo da língua ou na garganta. Geralmente as lesões são provocadas por próteses removíveis, aftas, herpes labial ou inflamações gengivais, no entanto, é importante ficar atento para identificar outras doenças, como o câncer de boca.


Veja também:

Entenda o que pode e o que não pode funcionar durante a Onda Roxa em MG

Ministério da Saúde anuncia início da vacinação contra a gripe dia 12 de abril

Hoje é 150º aniversário da declaração de São José como Padroeiro Universal da Igreja Católica

Dia Mundial de Combate ao Câncer


Isso também mostra a importância de ir ao dentista regularmente, pois será na consulta que você irá receber orientações sobre como fazer uma escovação adequada empregando técnicas efetivas, obtendo informações sobre hábitos nocivos à saúde bucal, poderão discutir sobre meios de prevenção e tratamento.

“Geralmente é importante ir ao dentista de seis em seis meses, porém seu dentista pode estipular uma frequência diferente de acordo com sua probabilidade de desenvolver doença bucal. Quando qualquer sinal ou sintoma aparecer também é hora de agendar uma consulta”, aponta.


Algumas curiosidades que a Dra. Michele Xavier de Andrade pontuou sobre saúde bucal:

  • Embora a orientação dos odontopediatras seja iniciar a escovação a partir da erupção do primeiro dentinho do bebê, antes disso, a mãe pode umedecer uma gaze ou fralda de pano limpa e passar na gengiva, bochecha e língua, para remoção do leite pelo menos antes de dormir, até mesmo para que o bebê já vá se acostumando com a higiene bucal.
  • Limpar os dentes precisa de tempo, dedicação e técnica. O tempo depende de vários fatores como uso de aparelho ortodôntico ou pontes fixas, da habilidade motora, do uso de escovas específicas e/ou facilitadores da escovação, abertura bucal, posição dental, etc.
  • Deve-se dedicar à escovação, em frente ao espelho, observando cada movimento e se todas as faces dentais estão sendo devidamente limpas.
  • Nas visitas ao dentista deve-se levar ao menos uma vez sua escova bucal para que o profissional te ajude quanto às técnicas de escovação.
  • O movimento da escovação da língua é de varredura, como se a língua fosse um tapete e com a escova no sentido horizontal você trás a sujeira para fora da boca. Movimentos de trás para a ponta da língua até que ela esteja com cor naturalmente rosada. Existem os limpadores de língua que facilitam essa “varredura”.
  • Lesões de cárie, problemas periodontais (gengivite, periodontite, retração gengival), pulpite, abcessos dentais, fístula, câncer bucal, halitose, endocardite bacteriana, candidíase oral, são as algumas das doenças que são provocadas por conta da falta de higiene bucal.


Após todas essas informações sobre a saúde bucal, que tal seguir todos os cuidados e manter sua boca livre de qualquer doença? Faça um compromisso com você mesmo de sempre realizar a escovação completa, além moderar seu o consumo de doces, evitar fumar e ingerir bebidas alcoólicas e sempre fazer acompanhamento odontológico para ter um sorriso saudável.

“Como diz o ditado: ‘PREVENIR é melhor que REMEDIAR’. Quero deixar aqui uma sugestão, invista na prevenção, não espere a doença se instalar e muito menos piorar para procurar ajuda. Se informe, em jornais, revistas, até na internet, desde que em sites confiáveis, e, principalmente, em visitas ao dentista. A informação é uma fortíssima guerrilheira contra qualquer doença, inclusive contra as doenças bucais. E lembre-se que o custo do cuidado é sempre menor que o custo do reparo”, concluiu a Dra. Michele Xavier de Andrade.



Confira Também


Publicidade

no Facebook