Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade, recomendar conteúdo de seu interesse e otimizar o conteúdo do site. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Confira nossas Políticas de Privacidade e Termos de Uso, clique aqui.

O jornal que todo mundo lê
Publicidade
Geral
02/06/2020 - 11h20
O papel da tecnologia na preservação dos serviços ecossistêmicos do Cerrado
Projeto Consórcio Cerrado das Águas dá voz aos produtores zelando pelo planeta

Por Ellen Costa/ Comunicação Consórcio Cerrado das Águas


O Consórcio Cerrado das Águas, criado em 2015 em Patrocínio - MG, atua com foco na conscientização dos produtores rurais da região e trabalha de maneira colaborativa para oferecer segurança climática, conservação e restauração de serviços ecossistêmicos.

Com a utilização de geomapeamento, o projeto conta com drones, uma tecnologia que os auxilia no monitoramento do projeto, além de um aplicativo desenvolvido por eles, na plataforma do Survey Solution, um software do Banco Mundial.

Pensando no meio ambiente, as ferramentas criadas e usadas pelos especialistas em restauração e manejo climático do CCA (Consórcio Cerrado das Águas) entram como boas aliadas para obter agilidade e eficácia em fornecer uma análise minuciosa para os produtores. O drone é utilizado na identificação e monitoramento das áreas para conservação e restauração da vegetação nativa, enquanto o aplicativo é usado para orientar a fase de diagnóstico tanto das áreas de restauração, quanto das áreas de manejo climático.

Nele, o produtor responde a um questionário e em campo o aplicativo direciona a equipe do Consórcio no diagnóstico da propriedade. Assim, as informações essenciais são coletadas para cada propriedade orientando a indicação das estratégias mais assertivas para os riscos identificados.

"O aplicativo torna a visita de diagnóstico mais direcional e objetiva, agilizando o processo de avaliação. Além disso, ele é auto-explicativo e está sendo construído para que no futuro possa ser usado por qualquer pessoa que deseje fazer a avaliação de uma área", adiciona Fabiane Sebaio, Secretária Executiva do Consórcio Cerrado das Águas.

Para o produtor, a tecnologia automatiza processos e garante redução de custos com uma análise precisa. De acordo com Juliano Tarabal, da Federação dos Cafeicultores do Cerrado, parceiro na gestão financeira do projeto, o Cerrado Mineiro é a região com maior tecnologia aplicada à cafeicultura não só no Brasil como no mundo. E o cafeicultor, que é maioria no território, é amplamente aberto a tecnologia, ou seja, as ferramentas são muito bem aceitas e efetivas no local.

As ferramentas usadas pelo Consórcio do Cerrado das Águas oferecem agilidade na coleta de dados, precisão e monitoramento de impacto. Durante todo o processo, o produtor tem o suporte de visitas da equipe do CCA, que irá orientá-lo de forma personalizada, garantindo a preservação de sua propriedade e arredores.



Confira Também


Publicidade

no Facebook