Por Brígida Borges
Assim
como outros colegas de função que consideram, respeitam e seguem o protocolo,
eu gosto de afirmar que contratar profissionais para eventos é um investimento
e não um custo. Mas infelizmente ainda há dirigentes de empresas, escolas,
entidades púbicas e privadas que desconhecem o significado e a importância do
Protocolo nas suas áreas.
Pois saibam
que a vida sem regras – que é o Protocolo – seria, no mínimo, um caos. Esta
constatação aplica-se, com toda certeza, aos eventos que realizamos. É o
Protocolo que dá ao Cerimonialista, ao Organizador de Eventos, ao Mestre de
Cerimônias um norte a seguir, evitando muitos problemas e constrangimentos além
de estabelecer um diferencial no mercado e consequentemente na mente do
cliente.
É o
Protocolo que ratifica e encena o poder constituído forte e estável e por isso
mesmo não pode deixar de ser verdadeiro e bem embasado.
Protocolo
também é estabelecer precedências que existem para ser respeitadas em eventos públicos
e particulares, cada um dentro do seu contexto. Por exemplo, nos eventos
sociais, as mulheres precedem os homens, os mais velhos precedem ao mais novos,
mas quando entre os participantes temos autoridade constituída, é ela que tem
maior precedência, independentemente do sexo ou da idade. Simplesmente por que,
mesmo socialmente, a autoridade será sempre autoridade e como tal deve ser
tratada.
Todo
evento tem como base a harmonia em três pilares: Protocolo, Comunicação e
Segurança. Quando essas três áreas não estão coordenadas entre si haverá perigo
de falhas elementares e isso poderá constituir num desastre. Por isso, tenha em
mente que investir em quem entende de Protocolo e trabalha com Bom senso, Boa
Educação e Bom Gosto contribuirão e muito com o bom resultado de seus eventos.
É o
conhecimento do Protocolo que também ajuda quando o responsável de uma empresa
ou entidade quer relacionar-se adequadamente com seus clientes, fornecedores,
colaboradores e até concorrentes, ambicionando, sobretudo, que todos se sintam
bem tratados, o que significa dar a cada um o lugar que lhe compete, segundo as
funções que exerce.
Em
tempos de muita imagem, em que aparecer vale mais do que ser, a importância do
assunto Protocolo ganha folego redobrado e deve merecer toda atenção de quem
organiza eventos em qualquer área. Saber utilizar dos instrumentos de
comunicação, prestar atenção aos detalhes a todo instante, o cuidado com a
imagem pessoal, a pontualidade, a qualidade de atendimento, entre outras, é essencial
pois basta um pequeno descuido para arruinar um nome ou uma marca que demoramos
anos para construir.
Dito
isso, afirmamos que a empresa que organiza eventos necessita de pessoas que
conheçam Protocolo, que saibam utilizar essa expertise como instrumento de
comunicação e agregação de valor aos serviços prestados.
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