Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade, recomendar conteúdo de seu interesse e otimizar o conteúdo do site. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Confira nossas Políticas de Privacidade e Termos de Uso, clique aqui.

O jornal que todo mundo lê
Publicidade
Colunas
28/06/2022 - 07h43
O poder do protocolo

Por Brígida Borges



Assim como outros colegas de função que consideram, respeitam e seguem o protocolo, eu gosto de afirmar que contratar profissionais para eventos é um investimento e não um custo. Mas infelizmente ainda há dirigentes de empresas, escolas, entidades púbicas e privadas que desconhecem o significado e a importância do Protocolo nas suas áreas.

Pois saibam que a vida sem regras – que é o Protocolo – seria, no mínimo, um caos. Esta constatação aplica-se, com toda certeza, aos eventos que realizamos. É o Protocolo que dá ao Cerimonialista, ao Organizador de Eventos, ao Mestre de Cerimônias um norte a seguir, evitando muitos problemas e constrangimentos além de estabelecer um diferencial no mercado e consequentemente na mente do cliente.

É o Protocolo que ratifica e encena o poder constituído forte e estável e por isso mesmo não pode deixar de ser verdadeiro e bem embasado.

Protocolo também é estabelecer precedências que existem para ser respeitadas em eventos públicos e particulares, cada um dentro do seu contexto. Por exemplo, nos eventos sociais, as mulheres precedem os homens, os mais velhos precedem ao mais novos, mas quando entre os participantes temos autoridade constituída, é ela que tem maior precedência, independentemente do sexo ou da idade. Simplesmente por que, mesmo socialmente, a autoridade será sempre autoridade e como tal deve ser tratada.

Todo evento tem como base a harmonia em três pilares: Protocolo, Comunicação e Segurança. Quando essas três áreas não estão coordenadas entre si haverá perigo de falhas elementares e isso poderá constituir num desastre. Por isso, tenha em mente que investir em quem entende de Protocolo e trabalha com Bom senso, Boa Educação e Bom Gosto contribuirão e muito com o bom resultado de seus eventos.

É o conhecimento do Protocolo que também ajuda quando o responsável de uma empresa ou entidade quer relacionar-se adequadamente com seus clientes, fornecedores, colaboradores e até concorrentes, ambicionando, sobretudo, que todos se sintam bem tratados, o que significa dar a cada um o lugar que lhe compete, segundo as funções que exerce.

Em tempos de muita imagem, em que aparecer vale mais do que ser, a importância do assunto Protocolo ganha folego redobrado e deve merecer toda atenção de quem organiza eventos em qualquer área. Saber utilizar dos instrumentos de comunicação, prestar atenção aos detalhes a todo instante, o cuidado com a imagem pessoal, a pontualidade, a qualidade de atendimento, entre outras, é essencial pois basta um pequeno descuido para arruinar um nome ou uma marca que demoramos anos para construir.

Dito isso, afirmamos que a empresa que organiza eventos necessita de pessoas que conheçam Protocolo, que saibam utilizar essa expertise como instrumento de comunicação e agregação de valor aos serviços prestados.



Confira Também


Publicidade

no Facebook