Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade, recomendar conteúdo de seu interesse e otimizar o conteúdo do site. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Confira nossas Políticas de Privacidade e Termos de Uso, clique aqui.

O jornal que todo mundo lê
Publicidade
Geral
20/05/2024 - 09h58
Patrocínio ocupa nona colocação na alfabetização no Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, segundo o IBGE 

De acordo com os dados do último censo, Patrocínio ocupa a nona posição em termos de alfabetização no Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba que é composto por 66 cidades, com 94,83% da população alfabetizada. O município, que possui uma densidade populacional de 31,25 habitantes por quilômetro quadrado, totaliza 89.826 habitantes. Patrocínio ocupa número 1231 no ranking nacional e posição 143 em Minas Gerais. 


Comparação Regional e Estadual

A média de alfabetização de Minas Gerais é de 94,15%, ligeiramente acima da média nacional, que é de 93%. Na microrregião de Patrocínio, composta por 11 municípios, Patrocínio é o mais alfabetizado. No entanto, quando se expande a comparação para a região mais ampla, Patrocínio fica atrás de cidades como:

- Uberlândia: 97,13% (1º lugar)

- Uberaba: 96,87% (2º lugar)

- Araxá: 96,79% (3º lugar)

- Patos de Minas: 96,65% (4º lugar)


Taxa de Alfabetização por Faixa Etária e Gênero

Segundo dados do IBGE, a taxa de alfabetização em Patrocínio entre pessoas de 20 a 24 anos é impressionante, atingindo 99,07%. Além disso, as mulheres são mais alfabetizadas do que os homens no município. 


Desigualdades Raciais na Alfabetização

Os dados revelam disparidades significativas na alfabetização entre diferentes grupos raciais em Patrocínio. Os menos alfabetizados são os indígenas e os pretos. A taxa de alfabetização entre os homens pretos é de 90,94%, enquanto entre as mulheres pretas é de 91,9%. Entre os indígenas, os homens têm uma taxa de 85% e as mulheres apenas 77,78%.


Educação Básica e Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB)

No senso de 2010, a taxa de escolarização para crianças de 6 a 14 anos em Patrocínio era de 97,9%. Comparando com outros municípios de Minas Gerais, Patrocínio ocupava a 369ª posição entre 853. Em nível nacional, a posição era 2237 de 5570. 

Quanto ao Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) em 2021, Patrocínio registrou uma pontuação de 6,3 para os anos iniciais do ensino fundamental na rede pública, ocupando a 116ª posição no estado e a 829ª no país. Para os anos finais, o IDEB foi de 5,3, colocando o município na 139ª posição em Minas Gerais e na 1045ª posição nacionalmente.


Conclusão

Patrocínio demonstra um bom desempenho em termos de alfabetização e educação básica, superando a média estadual e nacional em alguns aspectos. No entanto, as disparidades raciais e de gênero na alfabetização indicam áreas que necessitam de atenção específicas para garantir uma educação mais equitativa. A posição de destaque na microrregião reforça o compromisso do município com a educação, enquanto os desafios apontam para a necessidade de contínuos esforços de melhoria.

Texto: Pablo H / Gazeta



Confira Também


Publicidade

no Facebook