Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade, recomendar conteúdo de seu interesse e otimizar o conteúdo do site. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Confira nossas Políticas de Privacidade e Termos de Uso, clique aqui.

O jornal que todo mundo lê
Publicidade
Economia
05/02/2020 - 14h48
Preço da energia elétrica pode ser contido devido à quantidade de chuvas no Brasil
O nível dos reservatórios das regiões Sudeste e Centro-Oeste aumentou 5,6 pontos percentuais
Foto: Agência do Rádio.

Por Agência do Rádio Mais

No primeiro mês deste ano foram registradas grandes quantidades de chuvas no Brasil, isso pode resultar em pelo menos um efeito positivo para o bolso dos brasileiros. Com as usinas hidrelétricas abastecidas, a expectativa do mercado é que a conta de energia, em março, continue pelo segundo mês seguido na bandeira verde, ou seja, sem nenhuma cobrança adicional.

Isso deve acontecer porque as chuvas deste ano se concentraram principalmente nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, que concentram 70% da capacidade de armazenamento de água para geração de energia no Brasil.

Dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) mostram que o nível dos reservatórios dessas regiões aumentou 5,6 pontos percentuais desde o início do ano.

A projeção é que no final de fevereiro o nível dos reservatórios chegue em 34%. O crescimento é ainda maior na região Nordeste, onde os reservatórios já estão em quase metade da capacidade. A decisão sobre a continuidade da tarifa será tomada nesta quarta-feira (05) na reunião do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE), em Brasília.

A última vez que a bandeira tarifária ficou dois meses seguidos na faixa verde foi entre março e abril do ano passado. Como o Brasil é um país abastecido pela eletricidade das hidroelétricas, sempre que há pouca chuva o custo de produção de energia aumenta, valor que é repassado ao consumidor por meio das bandeiras tarifárias amarela e vermelha.




Publicidade

no Facebook