Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade, recomendar conteúdo de seu interesse e otimizar o conteúdo do site. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Confira nossas Políticas de Privacidade e Termos de Uso, clique aqui.

O jornal que todo mundo lê
Publicidade
Geral
15/04/2019 - 15h03
Programa “Município Transparente” é lançado em Patrocínio
O programa tem como objetivo fomentar a adoção de práticas de ações de Governo Aberto e integridade pública
Foto: ASCOM PMP.

Com informações ASCOM Techint e ASCOM PMP


Foi promovido na manhã da quarta-feira (10) no auditório das ACIP/CDL o evento de lançamento do Município Transparente: Programa de Governo Aberto e Integridade Pública.

Realizado pelo Governo Municipal de Patrocínio e pela Prefeitura de Serra do Salitre, em parceria com do Instituto Ethos e da Agenda Pública e o patrocínio da Techint Engenharia e Construção, o projeto tem como objetivo treinar os servidores públicos para adotarem práticas de transparências às contas públicas, com foco em ética, controladoria interna e instrumento de aprimoramento de gestão, para que, assim, possa fortalecer os laços de confiança entre o governo e a sociedade.

As atividades serão desenvolvidas em dois pilares principais: desenvolvimento de capacidades e apoio para a implementação de políticas públicas, coordenado pela Agenda Pública, e Transparência pública na relação público-privada e sociedade civil, coordenado pelo Instituto Ethos.

Ambos os pilares contribuem com o fortalecimento do controle interno, estimulando a melhoria dos processos e da relação público-privada, possibilitando, inclusive, economia de recursos públicos e empoderamento dos agentes públicos.

Caio Magri, Diretor Presidente do Instituto Ethos, acredita que “as iniciativas de Governo Aberto são importantes instrumentos de aprimoramento da gestão pública para um melhor desenvolvimento territorial, que considere o aperfeiçoamento dos mecanismos de diálogo e a promoção da integridade e transparência em prol de uma cidade mais justa, próspera e sustentável”, conta.

O prefeito de Patrocínio, Deiró Marra, destacou que os números do município têm mostrado o crescimento da cidade e ainda reforçou que este momento mostra que Patrocínio quer mudar, pontuando que a transparência das contas e números públicos promoverá uma mudança na relação de confiança que a sociedade tem do governo.

“A mudança é necessária, queremos tornar o município e seus números transparentes, e essa parceria com a Techint, com o Instituto Ethos e a Agenda Pública mostra esse interesse, assinamos hoje o compromisso e Patrocínio entra pra esse clube”, afirmou Deiró.

Durante um ano, os municípios passarão por formações, laboratórios, orientações e intercâmbios. Além disso, também serão analisados quanto à transparência ativa, conforme a metodologia dos indicadores Cidade Transparente. Dentro do programa, a sociedade civil também passará por uma formação sobre as temáticas do projeto e para acompanhar o trabalho realizado pelas prefeituras.

O setor privado, por sua vez, será estimulado a promover os princípios de integridade e combate à corrupção. As oficinas para este público têm o objetivo de estimular e provocar o desenvolvimento das empresas com ações nos municípios do projeto para uma atuação responsável e sustentável, visando subsidiar o diálogo, promover a sensibilização para os temas centrais do projeto, integridade, transparência e combate à corrupção.

“As políticas de transparência são essenciais para a consolidação do regime democrático e para a boa gestão pública. Com o acesso aos dados públicos, os cidadãos podem acompanhar a implementação das políticas públicas e fiscalizar a aplicação do dinheiro público. Além disso, incentivam os gestores públicos a agirem com mais responsabilidade e eficiência”, explica Sergio Andrade da Agenda Pública.

Ricardo Ourique, diretor-geral da Techint explicou a parceria, contando que a empresa sempre atua junto às comunidades em que há sedes da empresa, para deixar um legado por onde passa.

“Por muito tempo discutimos e realizamos ações das mais diversas atividades, e foi quando encontramos esse projeto da Agenda Pública e do Instituto Ethos que era a nossa cara, esse é o segundo programa da nossa empresa, nós já o fizemos com seis municípios do Paraná, e no final de um ano nós tivemos uma melhora significativa dessas cidades no ranking da CGU, é um projeto estruturado que realmente tem o poder de mudar uma região, e aqui tivemos o apoio das prefeituras que é sempre essencial nesse trabalho”, afirmou.



Confira Também


Publicidade

no Facebook