A Receita Federal paga nesta quinta-feira (30) as
restituições do segundo lote do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) 2022.
O lote também contemplará restituições de anos anteriores.
Ao todo, 4.250.448 contribuintes receberão R$
6,3 bilhões. Desse total, 2.776.808 são contribuintes não prioritários que entregaram declarações de
exercícios anteriores até 19 de março deste ano.
O restante tem prioridade legal, sendo 87.401
idosos acima de 80 anos; 675.495 entre 60 e 79 anos; 48.913 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou doença grave e
661.831 contribuintes
cuja maior fonte de renda seja o magistério.
Inicialmente prevista para terminar
em 29 de abril, o prazo de entrega da
Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física foi adiado para 31 de maio, a
fim de diminuir os efeitos da pandemia de covid-19 que pudessem prejudicar o
envio, como atraso na obtenção de comprovantes. Apesar do adiamento, o
calendário original de restituição foi mantido, com cinco lotes a serem pagos
entre maio e setembro, sempre no último dia útil de cada mês.
Como consultar
A consulta pode ser feita na página da Receita Federal na internet. Basta o
contribuinte clicar no campo Meu Imposto de Renda e, em seguida, Consultar
Restituição. A consulta também pode ser feita no aplicativo Meu Imposto de
Renda, disponível para os smartphones dos
sistemas Android e iOS.
Quem não está na lista pode consultar o
extrato da declaração para verificar eventuais pendências. Nesse caso, o
contribuinte deverá entrar na página do Centro Virtual de Atendimento da Receita (e-CAC) e
verificar se há inconsistências de dados. Nessa hipótese, o contribuinte pode
avaliar as inconsistências e fazer a autorregularização, mediante entrega de
declaração retificadora.
A restituição fica disponível no banco
durante um ano. Caso o valor não seja creditado, o contribuinte poderá contatar
pessoalmente qualquer agência do Banco do Brasil ou ligar para a Central de
Atendimento da Receita por meio do telefone 4004-0001
(capitais), 0800-729-0001 (demais localidades)
e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos)
para agendar o crédito em conta corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer
banco.
Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br