A maioria (78,2%) dos consumidores mineiros avalia que as redes sociais são o canal de comunicação mais eficaz para influenciar a decisão de compra. Os outros destaques da pesquisa feita pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Minas Gerais (FCDL-MG), são: e-mail marketing (10,5%), rádio (5,7%) e TV (5,6%).
O levantamento ainda destaca que a internet também é vista pelos consumidores como uma aliada no momento da avaliação de produtos e serviços oferecidos no mercado. Para 77,2% dos entrevistados, as avaliações no ambiente digital são indispensáveis para validar suas percepções e, só então, efetivar ou não a compra. Outros 19,3% se mostram indiferentes e 3,5% avaliam que elas possuem um baixo grau de importância na decisão de compra.
De acordo com o economista da FCDL-MG, Vinícius Carlos Silva, a internet proporcionou aos consumidores a facilidade de pesquisar, comprar e se informar sobre tudo, com poucos cliques. Para ele, isso mudou completamente o comportamento desse público.
“Por isso é importante que os lojistas, mesmo aqueles que possuem loja física, se façam presentes nos meios digitais, com boas estratégias”, avalia.
Pouco mais da metade (51,8%) dos mineiros afirma gostar de fazer compras tanto de forma presencial quanto pela internet. Por outro lado, 28,1% demonstram maior preferência pela compra realizada presencialmente, enquanto 20,2% optam pelos canais on-line.
O estudo ainda mostra que preço (40,3%) e atendimento (32,7%) são os principais fatores levados em consideração pelos consumidores de Minas no momento de escolher uma loja ou produto ou serviço. Além destes, os outros aspectos que também podem influenciar na decisão são:
- Variedade – 14,7%;
- Marca – 8,5%;
- Qualidade – 3,8%
Motivação para compras
Outro dado interessante é que 43,3% dos respondentes avaliam que as promoções e descontos são fatores que mais motivam os mineiros a comprar. Em seguida aparecem: datas comemorativas (17,5%), redes sociais (13,9%) e publicidade atraente (12,4%) como grandes estimulantes para o consumo. Além disso, 5,7% são influenciados pela vitrine.
Vale ressaltar que, segundo os dados, apenas 5,2% disseram que são motivados a consumir por necessidade e 2,1% por curiosidade. “Isso demonstra que uma boa promoção sempre vai atrair o cliente. Por isso, vale a pena o lojista investir em descontos. Assim, além de ampliar suas vendas, ele terá oportunidade de girar seu estoque”, destaca o economista.
Por outro lado, a falta de um bom atendimento (37,7%) e preços mais elevados (25,6%) são os principais fatores que podem levar um consumidor mineiro a desistir de realizar uma compra. Os outros destaques são: prazo de entrega (17,7%), formas de pagamento (11,6%) e disponibilidade de produtos (7,4%).
Silva destaca que esses dados ajudam a compreender a importância de os lojistas de Minas Gerais estarem atentos a esse novo perfil de consumidor, assim como a todo o processo de experiência de compra. Ele explica que, se a pessoa comprou algo ou contratou um serviço e gostou, há grandes chances de que ela compartilhe essa boa experiência para que outros possam vivenciá-la também.
“No entanto, se a experiência foi ruim, as chances de compartilhá-la por meio de reclamações e registros em redes sociais aumentam ainda mais”, conclui.