Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade, recomendar conteúdo de seu interesse e otimizar o conteúdo do site. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Confira nossas Políticas de Privacidade e Termos de Uso, clique aqui.

O jornal que todo mundo lê
Publicidade
Saúde
07/11/2018 - 11h21
Secretaria de Saúde irá promover ações referentes ao Novembro Azul
Essa campanha tem o intuito de prevenir doenças que atingem os homens
Foto: ASCOM PMP.

Por Ascom PMP 

Neste mês é desenvolvida nacionalmente a campanha Novembro Azul, ela promove a prevenção de diversas doenças que atingem a população masculina, principalmente o câncer de próstata, e estimula os homens a cuidarem mais da saúde. Várias ações serão realizadas, em Patrocínio, pela Secretaria Municipal de Saúde, que intensificará as ações de Saúde do Homem durante a semana de 19 a 23 de novembro de 2018 nas UBS.                          

Diversas atividades de educação em saúde serão feitas nas Unidades Básicas de Saúde sobre o câncer de próstata e formas de diagnóstico precoce, hábitos saudáveis de vida e principais doenças que acometem a população masculina.

Além disso, também serão solicitados exames laboratoriais de PSA de acordo com protocolo e promovidos momentos de integração do homem com os serviços de saúde, como salas de espera (apresentação de vídeo e discussões sobre Saúde do Homem) no período da manhã e palestras com diversos profissionais sobre câncer de próstata, prevenção de violências e acidentes, paternidade e cuidado, autoestima, saúde bucal e câncer de boca, hábitos saudáveis de vida e principais doenças que acometem a população masculina, rodas de conversa sobre sexualidade e apresentações culturais no período da tarde.

Câncer de próstata

O câncer de próstata é o mais frequente entre os homens, depois do câncer de pele. Embora seja uma doença comum, por medo ou por desconhecimento, muitos homens preferem não conversar sobre o assunto.

As estimativas apontam 68.220 novos casos em 2018. Estes números correspondem a um risco estimado de 66,12 casos novos a cada 100 mil homens, além de ser a segunda causa de morte por câncer em homens no Brasil, com mais de 14 mil óbitos. Na presença de sinais e sintomas, recomenda-se a realização de exames, como o toque retal ou exame de sangue (PSA), prescritos por um médico especialista.




Publicidade

no Facebook