Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade, recomendar conteúdo de seu interesse e otimizar o conteúdo do site. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Confira nossas Políticas de Privacidade e Termos de Uso, clique aqui.

O jornal que todo mundo lê
Publicidade
Agronegócio
22/03/2021 - 11h07
Seminário discute iniciativas de conservação das águas do Cerrado e Noroeste Mineiro
Imagem: Divulgação/ Sebrae.

Por Henrique Ulhoa/ Assessor de Imprensa - Sebrae Minas


No Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março, será realizado o 1º Seminário ‘Águas do Cerrado: produção e preservação’. O evento, dividido em dois dias, irá ressaltar as iniciativas de gestão e conservação dos recursos hídricos e discutir alternativas para a preservação ambiental e revitalização de mananciais das regiões Noroeste e Alto Paranaíba, em Minas Gerais.

Organizado pelo Sebrae Minas, em parceira com o Consórcio Cerrado das Águas (CCA) e a Associação dos Produtores Rurais e Irrigantes do Noroeste de Minas Gerais (Irriganor), o seminário será transmitido via plataforma Zoom. Inscrições pelo portal Sympla.

“Vamos mostrar as ações, as inovações e as boas práticas do uso e do manejo da água na agricultura na região, que se destaca por ser a maior área irrigada da América Latina. A ideia é envolver produtores rurais, empresários de diversos segmentos do agronegócio e potenciais empreendedores na busca por soluções e alternativas para o uso eficiente da água”, explica a analista do Sebrae Minas Naiara Marra.

A programação tem início no dia 22 de março, às 19 horas, com abertura do diretor de Operações do Sebrae Minas, Marden Magalhães, e palestra da secretária de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Ana Valentini.

Ocorrerão ainda as palestras ‘Irrigação sob a óptica dos grãos’, com Camilo de Lelis Teixeira de Andrade, da Embrapa, e ‘Boas práticas no uso da água na agricultura’, com André Fernandes, da Uniube.

O seminário continua no dia 23 de março, das 19h às 20h, com as mesas redondas ‘Boas práticas no Cerrado e Noroeste Mineiro para preservação dos recursos hídricos’ e ‘Trabalho de telemetria no Entre Ribeiros’.


Gestão eficiente de recursos hídricos

Nos últimos anos, várias iniciativas em prol do uso eficiente dos recursos hídricos estão sendo desenvolvidas no Noroeste e no Alto Paranaíba, como o Programa de Investimento no Produtor Consciente (PIPC), realizado pelo Consórcio Cerrado das Águas (CCA) na bacia do Córrego Feio, em Patrocínio.

O CCA é uma plataforma colaborativa que inclui vários setores, envolvendo empresas, governo e a sociedade civil. O Programa de Investimento no Produtor Consciente oferece aos produtores de uma determinada bacia, serviços especializados para o desenvolvimento ambiental das suas propriedades em três frentes: restauração, práticas agrícolas climaticamente inteligentes e gestão eficiente de recursos hídricos.

Iniciativas como o estudo de Zoneamento Ambiental Produtivo (ZAP), que levanta dados e informações sobre importantes bacias hidrográficas que abastecem cidades e propriedades rurais, também foram elaboradas e seus apontamentos estão sendo implementados nos municípios de Bonfinópolis de Minas e Paracatu.

Outro importante projeto que está em andamento na região é a instalação do primeiro sistema de monitoramento de recursos hídricos por telemetria do estado. O projeto piloto, realizado na bacia do Entre Ribeiros, em Paracatu, tem o objetivo de dar mais transparência ao uso de recursos hídricos, automatizando o acompanhamento de vazão dos rios mineiros em regiões marcadas pela escassez hídrica.


Confira a programação:




Confira Também


Publicidade

no Facebook