Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade, recomendar conteúdo de seu interesse e otimizar o conteúdo do site. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Confira nossas Políticas de Privacidade e Termos de Uso, clique aqui.

O jornal que todo mundo lê
Publicidade
Colunas
27/05/2025 - 07h38
Sete regras simples para as refeições em família
Confira a coluna do Brígida Borges na última edição da Gazeta: 4.293

Segundo Zoe Romanowaky, a hora de comer juntos pode ser mais agradável quando todos sabem o que se espera deles.

A ciência tem demonstrado que sentar-se juntos em família para as refeições proporciona muitos benefícios. Por exemplo, promove uma sensação maior de segurança e de significado para os membros da família, melhora o desempenho acadêmico das crianças, melhora a saúde e reduz o estresse.

O encontro em família para alimentar-se é também um ato muito espiritual. A "mesa do banquete" como metáfora do céu é explicitamente bíblica e ocupa um espaço central na fé católica. É mais difícil para as crianças compreenderem o banquete eucarístico se não tiverem uma experiência do significado e da beleza da refeição familiar.

Mas não se trata só do ato de sentar-se regularmente à mesa pelo menos duas vezes ao dia - embora só isso já possa ser uma proeza. Trata-se principalmente da qualidade desse tempo.

A hora da refeição familiar é para ser agradável. E a única forma de isso acontecer é praticando boas maneiras, caridade e boas conversas. Isto não vale só para as crianças, mas para todos os membros da família.

Algumas regras simples podem ajudar muito - vale a pena até deixá-las escritas num lugar que todos vejam com frequência. Peça a contribuição e a concordância de todos os membros da família. Pense sobre os comportamentos que mais podem melhorar os momentos de refeição e incorpore-os às regras.

Cada família terá seus próprios contextos, mas aqui vão sete exemplos que têm ajudado na nossa casa ao longo dos anos:

1 - Venha para a mesa com atitude positiva - deixe o mau humor e o estresse longe da mesa.

2 - Seja gentil e respeitoso nas suas palavras e gestos à mesa - mesmo que não goste do que está sendo servido.

3 - Seja positivo e agradável na sua conversa - participe e não domine.

4 - Sente-se à mesa de forma adequada. Se você estiver desconfortável por causa do calor ou do frio, vista uma roupa mais apropriada.

5 - Use os utensílios corretamente - e sem barulhos, estalos, etc.

6 - Se você terminou e realmente precisa sair da mesa antes dos outros, peça licença.

7 - Lembre-se: todos na família são responsáveis por tornar o tempo de refeição relaxante e agradável para todos.

Em todas as épocas, certas regras simples para os momentos à mesa podem ser ainda mais proveitosas para o tempo de qualidade com a família. É ali que todos se encontram.   



Confira Também


Publicidade

no Facebook