Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade, recomendar conteúdo de seu interesse e otimizar o conteúdo do site. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Confira nossas Políticas de Privacidade e Termos de Uso, clique aqui.

O jornal que todo mundo lê
Publicidade
Geral
16/08/2019 - 15h12
Yara recebe imprensa para mostrar o projeto desenvolvido em Serra do Salitre
O Complexo Mineroindustrial da cidade tem previsão de entrega para o ano de 2020
Foto: Comunicação Yara.

Com informações Assessoria de Comunicação Yara

Na última terça-feira (13) a Yara, empresa voltada a agricultura e mineração, reuniu a imprensa patrocinense e de cidades vizinhas para apresentar o projeto que está sendo desenvolvido na cidade de Serra do Salitre. A mineradora realiza as ultimas etapas das obras do Complexo Mineroindustrial da cidade, este foi considerado o maior investimento privado feito no estado de Minas Gerais, com custeios de R$ 2,6 bilhões e a previsão de entrega é para o ano de 2020.

Os membros da imprensa puderam visitar todas as áreas da empresa. Foram explicados os métodos de segurança utilizados em cada setor e os profissionais ainda participaram de simulações que são realizadas antes da contratação de colaboradores como, por exemplo, para saber se não possuem nenhum problema com altura ou de ficar em locais fechados (claustrofobia).


O projeto

O empreendimento está em plena obra da planta química, que tem como principal intuito aumentar a produção de fertilizantes fosfatados e diminuir, deste modo, a importação de matérias-primas utilizadas pelos agricultores brasileiros. Após o término dessa etapa, o Complexo passará pelas fases de pré-operação e pelas operações assistida e comercial.

A primeira fase do projeto está em operação, por meio da extração e beneficiamento de rocha fosfática e da produção de concentrado fosfático. O Complexo Mineroindustrial de Serra do Salitre – CMISS, já abastece também a unidade de produção da Yara localizada em Paulínia (SP).

“O projeto permite ao país substituir a importação de 950 mil toneladas por ano de fertilizantes fosfatados, reduzindo assim a dependência de importações e o déficit da balança comercial do setor, além degerar emprego e renda para a indústria nacional e apoiar a produção de alimentos”, explica Leonardo Silva, vice-presidente de produção da Yara.

As capacidades de produção, somadas as operações das plantas de mineração e química, serão as seguintes: 1,2 milhão de toneladas de concentrado fosfático por ano; 1 milhão de toneladas por ano de ácido sulfúrico; 250 mil toneladas por ano de ácido fosfórico e 950 mil toneladas por ano de fertilizantes granulados.


Segurança das barragens

As três barragens, que compõem o Complexo Mineroindustrial de Serra do Salitre, uma de rejeitos e duas de água, foram construídas utilizando avançadas técnicas de engenharia, seguindo todas as normas, diretrizes e legislações estaduais e nacionais. Empresas externas independentes auditam a segurança e a estabilidade das barragens.

Essa avaliação ocorre duas vezes ao ano e, na construção, foram utilizados os mais modernos critérios geotécnicos e métodos do mercado, além de instalação de um amplo sistema de controle e instrumentação. Todos os projetos da unidade foram auditados por empresas externas independentes, que atestaram sua adequação técnica e estabilidade e aprovados por todos os órgãos competentes.


Geração de Empregos

Com a fase de obras em andamento, atualmente há cerca de 3.500 pessoas trabalhando no complexo. Quando a unidade estiver em plena operação, aproximadamente 1,2 mil trabalhadores atuarão no local, entre próprios e contratados.

“Além de fomentar a agricultura nacional, o Complexo Mineroindustrial de Serra do Salitre desenvolve a economia da região por meio da geração de empregos e do crescimento econômico local entre os municípios vizinhos”, ressalta Leonardo.

A Yara está investindo na formação de profissionais, com o objetivo de desenvolver e qualificar a mão de obra local. Isso acontece por meio de parcerias com diversos órgãos, como prefeituras municipais da região, secretarias de Educação e Desenvolvimento Social, além do SENAI.

Um total de 189 profissionais, sendo 162 de Serra do Salitre e 27 de Cruzeiro da Fortaleza, estão em fase de conclusão do curso de capacitação de Operador de Planta Química. Todos participaram das aulas gratuitamente e, logo mais, terão uma profissão e um diploma certificado pelo SENAI. As iniciativas têm como intuito capacitar os operadores a estarem aptos a participar do processo seletivo para a planta química do Complexo Mineroindustrial de Serra do Salitre.



Confira Também


Publicidade

no Facebook