Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade, recomendar conteúdo de seu interesse e otimizar o conteúdo do site. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Confira nossas Políticas de Privacidade e Termos de Uso, clique aqui.

O jornal que todo mundo lê
Publicidade
Colunas
10/09/2020 - 09h59
A Postura que devemos ter – 29 - À Mesa II

Por Brígida Borges


Quando você for a um restaurante ou vier a ser convidado/a para um almoço ou jantar, não deixe de apreciar o couvert para não correr o risco de arranhar a qualidade do seu atendimento. Pedir o sal também pega mal, pois mostra que você está corrigindo o tempero do chef ou da sua anfitriã.

Bebidas – Com água e refrigerante, tudo tranquilo. Quando entra álcool, cuide-se. Se você tomar um drinque antes, evite o vinho durante a refeição. Se preferir o vinho, beba com moderação para que tudo saia bem.

Os vinhos tem ganhado espaço na preferência do brasileiro principalmente os espumantes por serem mais leves e frescos. Pode ser tomado com praticamente todo tipo de comida, mas em geral é com carnes brancas, peixes e como aperitivo. Vinhos tintos acompanham carnes vermelhas, pratos mais condimentados. Devem ser servidos à temperatura ambiente em dias mais frios. Vinhos brancos são tomados com peixes ou carnes brancas. Devem ser servidos muito gelados em dias mais quentes. Vinho rosé é o ideal para o nosso clima tropical e combina com carnes vermelhas mais leves, com peixes, com porco e também como aperitivo. O vinho rosé é tomado gelado.

Qual vinho escolher? Harmonizado com a comida a ser servida, você vai definir pela questão custo-benefício. Temos vinhos nacionais muito bons e os chilenos chegam ao Brasil com um bom preço. Ainda temos os portugueses, espanhóis, argentinos, franceses e italianos. Ao dar um golinho e sentir que o vinho desceu bem é porque está bom. Se a sensação é que pegou na boca que nem caju é porque está avinagrado. Você não precisa ser enólogo/a, basta gostar de tomar vinho e saber apreciar a bebida.

Preferir caipirinha, cerveja ou chope também não tem problema nenhum desde que seja como aperitivo e depois, dependendo da comida servida, durante a refeição, você passe para a água.

Mas... muita gente não bebe. Os motivos são vários e não vem ao caso. Então não se esqueça de preparar água natural e gelada, refrigerante normal e light. Mais uma vez, bom senso e o respeito ao outro se fazem presentes.



Confira Também


Publicidade

no Facebook