Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade, recomendar conteúdo de seu interesse e otimizar o conteúdo do site. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Confira nossas Políticas de Privacidade e Termos de Uso, clique aqui.

O jornal que todo mundo lê
Publicidade
Colunas
21/09/2020 - 14h15
Como acompanhar as tendências e mudanças no mercado de trabalho

Por Cássio A. Amaral*


As mudanças no mercado de trabalho são comuns atualmente. Antes o que se levava décadas para se transformar, agora pode se tornar obsoleto em poucos meses. Isso acontece no mercado atual graças às novas tendências e tecnologias inseridas na vida da sociedade. Elas têm tornado possível modernizar o processo produtivo e aprimorar o trabalho de diferentes profissionais.

Aqueles que não estão preparados para acompanhar essas transformações podem ficar para trás e perder vantagem competitiva diante dos concorrentes. Sejam profissionais procurando um novo emprego, como empresas buscando novos talentos. A nova geração tem um perfil diferente e busca por mudanças no mercado de trabalho. Já não é mais atraído por segurança e estabilidade financeira.

Atualmente, não é mais necessário passar diversos anos em uma mesma empresa para ter mais oportunidades de crescimento. Assim, o que antes era comum, de um empregado passar sua carreira toda em uma só instituição, crescendo verticalmente de sua posição, não existe mais. A ideia tradicional de que a carreira dependia somente da empresa está ficando para trás. Juntamente com a escolha da carreira visando principalmente o retorno financeiro.

É necessário então, que o profissional seja capaz de se adaptar rapidamente a novas tecnologias e formas modernas de se trabalhar. O setor de Recursos Humanos tem, então, papel fundamental nessas mudanças no mercado de trabalho. É esse departamento que precisa acompanhar de imediato as inovações do mercado e as transformações no perfil e comportamento dos funcionários.

Nessa nova realidade, o RH assume papel principal no contexto que envolve crescimento, desenvolvimento e estratégia de sua empresa. É preciso que o RH interprete as diferenças profissionais. Não é apenas uma questão de se adequar os processos corporativos a essa nova geração, mas sim de ter um olhar atento às diversidades existentes e saber controlá-las.

O profissional de RH deve saber lidar e aceitar as diferenças e, com isso, enxergar as limitações de cada funcionário. A partir disso, é possível organizar as ações e políticas internas para que todos se adequem à nova realidade. Apenas assim, as empresas poderão ter maiores e melhores resultados em relação a sua produtividade, clima organizacional e retenção de talentos.

As mudanças no mercado de trabalho exigem que os profissionais desenvolvam novas habilidades e características comportamentais para se manter em seus empregos. As empresas também precisam se preparar para receber esses novos profissionais. Portanto, é fundamental que ambas as partes estejam preparados para se adequar às contínuas transformações e, assim, obter sucesso nos negócios.

Esteja preparado para as possíveis mudanças ou ainda, as que já estão acontecendo em nosso cenário local. Para que você consiga acompanhar esse ritmo acelerado que o mercado de trabalho nos apresenta, e junto com ele novos caminhos e mudanças para se seguirem dentro da sua profissão.

Você certamente já percebeu como o mercado de trabalho está cada vez mais concorrido. Cada vaga é disputada por inúmeros candidatos, e quase sempre todos são muito qualificados. Além disso, as próprias empresas estão atrás de novas habilidades na hora de preencher um novo posto ou promover um colaborador. Por isso, é importante estar informado sobre quais são as exigências do mercado de trabalho e se esforçar para suprir as demandas solicitadas e, assim, atingir os melhores resultados.

O primeiro passo, para isso é acompanhar este artigo até o final. Preparado? Nesse tempo, é necessário que compreendamos os aspectos da crise e a condição para se manter no mercado de trabalho em tempo de crise. A dinâmica do mercado de trabalho faz com que as suas exigências mudem constantemente.

Outro ponto que merece destaque são as alterações dos atributos exigidos em cada ramo de atuação, que podem fazer com que determinadas habilidades sejam mais consideradas em detrimento de outras. De qualquer forma, trabalhar para aprimorar alguns dos aspectos mencionados no texto é sempre valioso.

Para garantir uma vaga nesse mercado tão restrito que se tem observado, é preciso se destacar em processos seletivos, demonstrando conhecimento e experiência no que está falando e em como está agindo. Além do conhecimento técnico na área que você está construindo a sua carreira, os recrutadores observam diretamente habilidades que tratamos e conhecemos como essenciais em nosso dia a dia. São aquelas capacidades que não estão diretamente relacionadas ao conhecimento técnico envolvido em uma atividade, mas sim com habilidades humanas ou que possam facilitar o trabalho e permitir que você potencialize o desempenho da organização.

Atualmente, as empresas que buscam a melhoria contínua e alto desempenho possuem projetos ou são estruturadas para realizar suas entregas em formatos de projetos. Por isso, é essencial que o profissional conheça metodologias de gerenciamento de projetos, assim como além da rotina de trabalho que exerce na sua função. Além das habilidades técnicas e humanas, é muito valorizada também a experiência e vivência prática. Intercâmbios, mobilidade acadêmica, participação em projetos voluntários e de empreendedorismo e organização de eventos, por exemplo, são ótimos exemplos que podemos encontrar nas universidades.

Além de proporcionar um maior desempenho na empresa, tudo isso demonstra o seu compromisso com a formação e com o aprendizado contínuo, que deve ser um hábito constante em nossa carreira. Mesmo se os líderes globais discutirem ações coordenadas e, enquanto isso, tomarem medidas fiscais individuais, empresas de todo o mundo – que já estão sofrendo com as guerras tarifárias e a desaceleração da econômica global do ano passado – já começaram a demitir funcionários. Especialistas alertam para mais cortes de empregos, especialmente no fragmentado mercado europeu, que há muito sofre com excesso de capacidade e guerra de preços.

Sendo assim, fazer a diferença nesse momento de crise além do que foi proposto acima no texto, faz com que você seja observado de maneira diferente pelo seu supervisor, ou diretor da empresa onde trabalha. Especialistas afirmam que trabalhadores de setores como TI, saúde, telecomunicações, comércio eletrônico e varejo de alimentos têm mais chances de manterem seus empregos.

Porém nada impede que outras áreas utilizem as mesmas técnicas e empenho para se manterem no mercado de trabalho com o cenário econômico atual. E assim sobrevier ao momento que vivemos requer estratégias pessoais, profissionais e também de acordo com o mercado, para assim garantir a evolução dentro do mercado de trabalho e suas demandas. Mesmo com alguns setores tendo por opção, a redução do salário ou da jornada de trabalho a melhor opção é fazer a diferença e se comprometer ao máximo para assim buscar o reconhecimento e garantir além da permanência a promoção no seu trabalho diante do cenário atual.


*Cássio A. Amaral é Professor/ Coordenador de Fomento de Emprego e Renda Prefeitura Municipal de Patrocínio.



Confira Também


Publicidade

no Facebook