Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade, recomendar conteúdo de seu interesse e otimizar o conteúdo do site. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Confira nossas Políticas de Privacidade e Termos de Uso, clique aqui.

O jornal que todo mundo lê
Publicidade
Agronegócio
18/06/2021 - 11h44
Expocaccer conclui auditoria Rainforest Alliance do grupo GRAE I com 100% de aprovação
Resultado da auditoria saiu no início do mês e apontou aprovação sem inconformidades
Foto: Comunicação Expocaccer.

Por ASCOM Expocaccer


No último dia 02 de junho a Expocaccer – Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado teve um motivo a mais para comemorar os resultados dos trabalhos que vêm sendo desenvolvidos em prol da sustentabilidade junto aos produtores de café do Cerrado Mineiro.

Dessa vez, o motivo da celebração vem pela conquista na conclusão da auditoria Rainforest Alliance do grupo GRAE I (Grupo Rainforest Alliance Expocaccer I), com aprovação de 100% dos critérios críticos e de nível C.

O feito certificou que os cooperados auditados estão produzindo cafés seguindo métodos e critérios estabelecidos pela certificação mundial que garante um sistema de gestão sustentável, com respeito à conservação da fauna e flora, com aplicação de práticas de produção eficientes e condições de trabalho e moradia dignas para quem trabalha no campo.

A auditoria foi realizada pela certificadora Imaflora em sete fazendas do grupo GRAE I, todas de cooperados da Expocaccer, com o objetivo de validar a renovação do selo Rainforest Alliance.

O processo de auditoria aconteceu durante o período de 24 de maio a 02 de junho de 2021. Dentre os princípios que norteiam a avaliação estão o sistema eficaz de planejamento e gestão da propriedade, a conservação da biodiversidade, conservação dos recursos naturais e os melhores meios de vida e bem-estar humano utilizados pelos produtores. Para tanto, foram analisados os documentos, planos, fotos e demais evidências das fazendas amostradas, para verificação do atendimento aos requisitos.

O processo contou com a participação de equipe externa de auditoria, além da equipe da Expocaccer formada pela administradora do grupo, a Agente de Certificação da Expocaccer, Farlla Gomes; as Agentes de Certificação da Expocaccer, Taynara Rodrigues e Karolina dos Anjos; e com o auxílio do Consultor da empresa BLEND, Moisés Carlos.

O Brasil é um dos principais mercados em Rainforest Alliance Certified no mundo. O selo de certificação verde valida produções agrícolas, florestais ou turísticas que atendem os padrões de excelência em sustentabilidade.

De acordo com Agente de Certificação da Expocaccer, Farlla Gomes, o sucesso na auditoria demonstra que cooperados e cooperativa estão no caminho certo quando o assunto é qualidade e sustentabilidade.

“Os cooperados, membros do grupo mantiveram um alto nível de excelência no cumprimento e comprometimento com a certificação. É satisfatório acompanhar e constatar que os nossos produtores entendem que o selo de certificação é uma forma de melhoria contínua da gestão da sua propriedade e não apenas um meio de obter lucro em suas negociações”, ressalta Farlla Gomes.

Abaixo os nomes das fazendas do GRAE I auditadas:

  • Fazenda Bom Jardim;
  • Fazenda Rainha da Paz;
  • Fazenda São Pedro de Alcântara;
  • Fazenda Bom Jardim;
  • Fazenda Londrina;
  • Fazenda Sumatra;
  • Fazenda Semente.


Certificação na Expocaccer

A Expocaccer é referência em cafés certificados na Região do Cerrado Mineiro. Com uma equipe altamente especializada, a cooperativa atua junto aos seus cooperados, com orientações periódicas para que atendam aos critérios das principais certificações do mercado.

Dentre os serviços oferecidos pelo Departamento de Certificação da Expocaccer estão:

  • organização estrutural e documental da propriedade;
  • assessoria e acompanhamento para cumprimento das leis ambientais e trabalhistas;
  • oportunidades de negócio mais vantajosas;
  • alcance de mercados diferenciados;
  • certificações via grupos, com vistas à redução de custos;
  • treinamentos e palestras específicos para conquista e manutenção das certificações e desenvolvimento e acompanhamento de projetos sociais e ambientais.


Publicidade

no Facebook