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Colunas
17/04/2024 - 19h00
O CELULAR E A ETIQUETA
Confira a coluna do Brígida Borges na última edição da Gazeta: 4.237

O uso responsável e educado do celular não é apenas uma questão de boas maneiras, mas também um indicativo de respeito ao espaço e aos outros. Buscar conhecer e praticar as regras de etiqueta pode ajudar você a manter a harmonia nas interações sociais e profissionais, evitar mal-entendidos e construir uma imagem positiva.  

Quando se trata de ligações telefônicas, o recomendado é responder prontamente ou, na impossibilidade, retornar a chamada assim que puder. Isso mostra que você valoriza a pessoa que está tentando entrar em contato e reconhece a importância da comunicação. Ignorar chamadas ou adiar indefinidamente o retorno pode deixar uma impressão de desconsideração ou desinteresse, o que pode ser prejudicial em relações pessoais e, sobretudo, profissionais. Daí o porquê ser necessário mandar antes uma mensagem perguntando se a pessoa pode falar naquele momento. Para não incomodar ou para não ficar no vazio. 

Ao iniciar um atendimento, é importante se identificar e cumprimentar a pessoa com quem está falando de maneira educada. Um simples “Olá” seguido de um “Como posso ajudar?” pode fazer uma grande diferença na forma como a conversa se desenrola, principalmente em contextos pessoais, estabelece um tom positivo para a conversa e pode ajudar a criar uma atmosfera amigável. Ao atender uma ligação profissional, NÃO fale “Olá” ou “Oi”. Padronize a maneira de atender ao telefone: diga o nome da empresa, cumprimente (“bom dia”, “boa tarde” ou “boa noite”) e pergunte como pode ajudar. Quando pedirem para falar com alguém, troque o “quem gostaria?” pelo “quem vai falar?”. Isso evita, inclusive, o deselegante “fulano de onde?”. 

Ao falar ao telefone, certifique-se de que sua voz seja calma e clara. Isso não apenas facilita a compreensão, mas também transmite profissionalismo e cortesia. Evitar gritar ou falar muito baixo mostra respeito pelo ouvinte e contribui para uma comunicação eficaz.  

Assuntos delicados devem ser tratados preferencialmente em conversas face a face ou, no mínimo, por telefone, em ambiente privado, para evitar a comunicação inadequada ou incompleta que muitas vezes ocorre via mensagem de texto.  

As mensagens de texto são uma ferramenta muito útil para a comunicação rápida e direta, mas sua natureza sucinta podem torná-las inadequadas para discussões complexas ou delicadas. Em uma mensagem de texto, a entonação e a emoção do falante podem ser facilmente mal interpretadas, o que pode levar a mal-entendidos e conflitos desnecessários. Assim, para evitar a confusão e proteger as relações interpessoais, é aconselhável tratar de tópicos delicados via ligação ou chamada de vídeo. 

Ainda que seja por telefone, você está falando com alguém. Então, use as regras básicas de etiqueta. Não atenda ao telefone com a boca cheia, não beba líquido, não masque chiclete, não fale e nem fique digitando enquanto fala (a não ser que o assunto tratado precise ser registrado). Os sons produzidos ao mastigar alimentos ou beber líquidos podem ser amplificados através do telefone, resultando em ruídos capazes de distrair e até irritar a pessoa do outro lado da linha. Além disso, falar com a boca cheia pode afetar a clareza da sua fala, dificultando a compreensão das suas palavras. Quem está na linha merece toda a sua atenção como se estivesse sentado à sua frente. Também não use gírias, palavrões ou palavras abreviadas durante uma conversa. 

Falar ao telefone em locais como bibliotecas, cinemas, restaurantes, velórios, lojas, igrejas ou durante reuniões, é considerado desrespeitoso e perturbador. Ao evitar usar o telefone em locais onde a conversa pode ser inadequada, você mostra respeito pelo ambiente e pelas pessoas ao seu redor, e contribui para uma atmosfera mais agradável. 

Nas situações em que ruídos de fundo podem ser perturbadores para a pessoa com quem você está falando, usar a função "mudo" é uma prática bastante educada. Ao usar a função de mudo, você garante que os ruídos ao seu redor não interfiram na comunicação. 

O controle do volume da voz ajuda a garantir que a conversa não incomode as pessoas ao seu redor, especialmente em espaços públicos ou ambientes de trabalho. Falar muito alto pode ser visto como falta de consideração e pode levar à divulgação involuntária de informações pessoais ou confidenciais. Por outro lado, falar muito baixo acaba dificultando a comunicação, pois a outra pessoa pode ter dificuldades para entender o que está sendo dito. Portanto, manter um volume adequado não apenas demonstra respeito pelos outros, como também garante uma comunicação eficaz, além de proteger a privacidade de todos. 

Enfim... não se esqueça que, muitas vezes o telefone é a porta de entrada da nossa casa ou da nossa empresa. Por isso, ao atender uma ligação devemos agir como quem recebe alguém presencialmente e ter alguns cuidados simples para ser gentil e elegante.  

 



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