Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade, recomendar conteúdo de seu interesse e otimizar o conteúdo do site. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Confira nossas Políticas de Privacidade e Termos de Uso, clique aqui.

O jornal que todo mundo lê
Publicidade
Geral
12/02/2026 - 08h31
Produtores da APROCER levam a identidade do Queijo do Cerrado no 2º Festival do Queijo Minas, na praça Matriz, neste fim de semana

A APROCER é presença confirmada no 2º Festival do Queijo Minas – Folia, Café e Queijo, que acontece em Patrocínio (MG), entre os dias 14 e 15 de fevereiro, na Praça Monsenhor Tiago. A associação, que representa a maior região produtora de Queijo Minas Artesanal do estado, contará com sete produtores associados que apresentarão seus produtos e esperam repetir o sucesso da primeira edição, consolidando o festival como um movimento coletivo de valorização do saber-fazer tradicional, da cultura alimentar mineira e da identidade territorial do Cerrado Mineiro. 

Pessoas ao redor de uma mesa

O conteúdo gerado por IA pode estar incorreto.

 

 

A presença da APROCER no festival integra um conjunto de ações estratégicas desenvolvidas ao longo de 2025, voltadas à promoção do Queijo Minas Artesanal do Cerrado como patrimônio cultural, produto de origem e expressão viva da história das famílias produtoras. Cada queijo é produzido com uma receita que atravessa séculos: leite, pingo, coalho; aliada às condições climáticas e ambientais do Cerrado Mineiro. Com essa receita e saber-fazer passados de geração em geração, os produtores apresentam queijos com qualidade sensorial e um sabor marcante, refletindo um modo de fazer profundamente enraizado no território, na paisagem e nas relações sociais que moldam a produção artesanal da região. 

“O Cerrado Mineiro se destaca hoje como a maior região produtora de Queijo Minas Artesanal de Minas Gerais, concentrando mais de 40% da produção estadual e reunindo mais de mil produtores no bioma Cerrado. Esse protagonismo reforça a importância de iniciativas como o festival, que aproximam campo e cidade, ampliam o reconhecimento do produto e fortalecem o vínculo entre produtor, consumidor e território”, avalia a presidente da APROCER, Cida Machado. 

A participação no 2º Festival do Queijo Minas também cumpre papel central na promoção da Indicação Geográfica (IG) dos Queijos do Cerrado, reconhecida como um marco na proteção dos saberes tradicionais e na valorização da identidade regional. Conquistado em agosto de 2023, o selo da IG Queijo do Cerrado assegura a autenticidade do produto, protege o modo de fazer artesanal e amplia o acesso dos produtores a mercados diferenciados, fortalecendo a marca coletiva. Em Minas Gerais, há apenas três regiões com o selo IG para queijo Minas Artesanal, sendo o Queijo do Cerrado, uma delas. 

Pessoas sentadas ao redor de uma mesa de restaurante

O conteúdo gerado por IA pode estar incorreto.

O festival se conecta, ainda, às projeções da APROCER para 2026, que incluem a ampliação de eventos regionais do Queijo do Cerrado e fortalecimento da marca, bem como projeção do selo. “Estamos animados com a segunda edição do Festival do Queijo Minas Artesanal em Patrocínio, pois a primeira foi extremamente positiva para nossa associação e nossos produtores associados. Ao participar do 2º Festival do reafirmamos nosso compromisso com a preservação da cultura queijeira, o fortalecimento dos produtores associados e a construção de um futuro em que o Queijo do Cerrado seja celebrado não apenas pelo sabor, mas pela história, pela origem e pelo território que representa, sendo amplamente conhecido pela sua identidade única”, declara Cida Machado. 

Mulher sentada à mesa

O conteúdo gerado por IA pode estar incorreto.

Sobre APROCER  

A APROCER (Associação dos Produtores de Queijo Minas Artesanal do Cerrado) foi fundada em 2016 e carrega consigo uma história de união, superação e conquistas, entrelaçada com a vida dos produtores do Cerrado Mineiro os quais representa, onde o apoio ao produtor, a valorização do queijo do Cerrado e o desenvolvimento do território são seus maiores objetivos. 

Hoje a APROCER é a associação detentora da IG (Indicação Geográfica) Queijo do Cerrado e além de cuidar da tradição queijeira da região do Cerrado Mineiro, representa os interesses dos produtores associados e trabalha para gerar oportunidades, aprimoramento e reconhecimento para o Queijo do Cerrado. 

Saiba mais acessando: https://queijodocerrado.com.br/

 



Confira Também


Publicidade

no Facebook