Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade, recomendar conteúdo de seu interesse e otimizar o conteúdo do site. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Confira nossas Políticas de Privacidade e Termos de Uso, clique aqui.

O jornal que todo mundo lê
Publicidade
Colunas
06/07/2020 - 15h07
Ética Profissional e o trabalho nos dias atuais

Por Cássio Amaral*


Ter uma carreira de sucesso abrange inúmeros fatores. Dentre eles estão: planejamento e aperfeiçoamento profissional, desenvolvimento de competências e cultivo de relacionamento interpessoal. Mas o que muitos profissionais esquecem é que a conduta ética no ambiente de trabalho é tão importante quanto as habilidades técnicas.

Um profissional de caráter superior é aquele que tem sempre comportamentos corretos e que conduz suas ações baseado em bons princípios. Posturas orientadas por valores éticos e morais tornam as organizações ambientes mais produtivos, favoráveis ao aprendizado e estimulantes para quem deseja se aperfeiçoar. Mais do que isso, colaboradores que se atentam para essa prática são valorizados nas organizações e costumam se sobressair sobre os demais.

Uma empresa, por exemplo, demonstra sua ética por meio dos valores que cultiva e da cultura organizacional que dissemina. Logo, quando um colaborador age de forma incongruente com isso, ele está desequilibrando aquele sistema e tendo atitudes que vão de encontro ao que ela prega. Quando isso acontece, se não houver forma de corrigir o problema, na maioria das vezes, o profissional acaba sendo desligado da organização para não influenciar negativamente os demais. Com certeza não é isso que deseja que aconteça com você.

Contudo, a ética deve ser algo da pessoa e não consequência de uma exigência da sua empresa. Isso quer dizer que o profissional deve ser correto porque os seus valores são naturalmente assim, porque verdadeiramente cultiva uma postura ética e não porque seu líder exige isso. Assim, em se tratando de ética não adianta parecer ético, é preciso ter uma moral idônea e que seja comprovada por atitudes corretas também. Você é o que você faz!

Condutas éticas geram reflexos positivos, tanto para a organização quanto para seus empregados, na medida em que aumentam a produtividade, estimulam a harmonia no ambiente de trabalho e ajudam no desenvolvimento profissional dos que o compõem. Estimular a ética no ambiente de trabalho deve ser um objetivo visado por todos que fazem parte do meio corporativo.

Encorajar o relacionamento saudável, por meio do incentivo de práticas marcadas pelo respeito mútuo e honestidade, contribuirá para a construção de uma boa imagem para a empresa. Os colaboradores que embasam suas ações e comportamentos visando ao respeito e à cooperação também se beneficiam por um ambiente de trabalho ético. Criar e cultivar laços com outros funcionários e líderes, desenvolver uma reputação positiva e promover um ambiente de trabalho harmonioso certamente gerarão reflexos benéficos para a carreira de quem adota um rígido código de conduta profissional.

Sabemos que o mercado de trabalho e os ambientes profissionais estão cada dia mais competitivos. No entanto, isso não significa que no lugar de uma competição saudável entre funcionários, baseada na valorização do aprendizado, deva se estabelecer o desvio de conduta ou a falta de caráter. Espaço para bons e bem preparados profissionais existe, com reconhecimento do esforço e do trabalho em equipe pautado pela ética. Afinal, sobressair-se por sua habilidade é muito mais interessante do que tomar comportamentos antiéticos para tal, como menosprezar o trabalho de colegas de trabalho, roubar ideias ou mentir. Logo, seja dentro de uma empresa ou em sociedade, para ser um representante da ética é preciso seguir valores e princípios morais positivos que te conduzam a sempre ter condutas e práticas exemplares.

Outro ponto que vale destacar é que ética profissional é um elemento que faz muita diferença na qualidade de vida das pessoas no trabalho. No dia a dia, é também o que ajuda na construção de um ambiente positivo e de cooperação e respeito mútuo entre as pessoas. Na prática, isso proporciona aos colaboradores a oportunidade de exercerem suas funções de forma decente e confiável, sem desrespeitar os seus valores, e de prover resultados positivos sem que para isso tenham que burlar regras ou trapacear.

Poder trabalhar numa empresa que preza pela ética como um valor indispensável faz com que seus profissionais se sintam parte de algo maior e que estão contribuindo para um mundo melhor também. Por outro lado, quando sentem que seus valores éticos estão sendo feridos, sua motivação e produtividade baixam drasticamente. Portanto, o bom exemplo da organização faz com que sua equipe se sinta mais segura ao tomar suas decisões e mais confiante em sua liderança, pois sabe que os princípios por ela pregados são corretos e trazem um retorno positivo para todos.

Como recompensa, os colaboradores que também cultivam a ética profissional no trabalho, consequentemente, acabam sendo reconhecidos positivamente pela sociedade por sua conduta exemplar. A ética é, portanto, uma trabalhadora disciplinada que nunca descansa, pois a todo o momento precisamos recorrer a ela para jamais perdermos de vista valores e comportamentos decentes.

Sabe aquele profissional que seus atos falam por si? Este é o colaborador que cultiva a ética no trabalho e na vida e que é um espelho positivo para todos ao seu redor. Nunca seu impulso é o de fazer algo errado para abafar um erro ou para evitar a responsabilidade por suas consequências culpando os outros. Um ambiente em que as pessoas se estimulam e desenvolvem relações de cooperação e cordialidade é vantajoso para todos.

Por isso, atitudes como colaborar com fofocas, falar mal do chefe ou realizar brincadeiras de mau gosto não são indicadas. A regra aqui é simples: não fazer com o outro o que não gostaria que fizessem com você. Não estamos falando de um mundo perfeito, mas de um mundo possível e real, onde as empresas e os profissionais éticos caminham e constroem resultados positivos juntos, sem jamais ter que, para isso, burlar as regras, trapacear e prejudicar ninguém para ter sucesso e alcançar prosperidade.

Esta mesma lógica, baseada em bons princípios, se aplica às nossas relações sociais, afetivas, financeiras e familiares, pois somos nós, individual e coletivamente, que construímos à nossa sociedade. Portanto, é por meio da nossa ética e de valores positivos e congruentes que podemos torná-la melhor para todos também. Eu acredito, e você? Faça sua parte, seja sempre ético e correto em seu trabalho e em sua vida e seja a diferença que você deseja ver no mundo!


*Cássio Amaral é Professor/ Coordenador Fomento de Emprego e Renda Pref. Municipal de Patrocínio/ Diretor Sine Patrocínio.



Confira Também


Publicidade

no Facebook